quarta-feira, 10 de outubro de 2012

PAI NOSSO

E aconteceu que, estando ele a orar num certo lugar, quando acabou, lhe disse um dos seus discípulos: Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou aos seus discípulos.
E ele lhes disse: Quando orardes, dizei: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra, como no céu.
Dá-nos cada dia o nosso pão cotidiano;
E perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a qualquer que nos deve, e não nos conduzas em tentação, mas livra-nos do mal. 

O que diz o texto? 
Neste texto Jesus nos ensina a rezar. É interessante que nessa oração do Pai Nosso, além  de nos ensinar a rezar, Jesus nos pede comprometimento, novamente, com o próximo e com as causas do Reino de Deus: paz, amor, esperança e fé. Ele insiste para que haja uma verdadeira conversão, por que Ele sabe que somente quando todos nós aderirmos, ou pelo menos a grande maioria, a essas causas o mundo estará vivendo em paz.

 O que o texto diz para mim, hoje? Qual palavra mais me toca o coração? 
Reflito: o que o texto me diz no momento? O meu Projeto de vida é o do Mestre Jesus Cristo? 
 O texto nos diz para orarmos, para se comprometermos com as causas do Reino, para sermos solidário com o nosso próximo. E, principalmente, que perdoemos aqueles que nos ofendem como queiramos que Deus nos perdoem. Na mesma medida que perdoamos seremos perdoados.

O que o texto me leva a dizer a Deus? 
O texto nos leva a dizer a Deus o seguinte:
Pai Nosso que estais no céu,
santificado seja o vosso nome,
vem a nós o vosso reino,
seja feita a vossa vontade
assim na terra como no céu.
O pão nosso de cada dia nos daí hoje,
perdoai-nos as nossas ofensas,
assim como nós perdoamos
a quem nos tem ofendido,
não nos deixei cair em tentação
mas livrai-nos do mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário