terça-feira, 30 de novembro de 2010

FILMES


CELIO REGINALDO CALIKOSKI

VISÕES

Você se lembra da ditadura militar no Brasil? Se você não lembrar assista ao Visões e veja o que certos seres humanos são capazes de fazer para manter o poder.

A história de Visões se passa em Buenos Aires, Argentina, de 1976 a 1983. ele concilia drama político com premonição. Depois da esposa (Emma Thompson) de Carlos (Antonio Banderas), diretor de teatro, ser “desaparecida” pelo governo militar argentino, ele começa a ter visões que perturbam sua mente, a visões são de pessoas “desaparecidas”. Sua esposa, a jornalista Cecília, foi presa e escondida pelo governo argentino porque escreveu uma matéria sobre pessoas “desaparecidas” na Argentina. Carlos começa uma busca pela Cecília, e, entre essa busca ele começa, também, a atender familiares de desaparecidos em sua casa. Nas visões que ele tem dos desaparecidos, o filme mostra todo o horror de uma ditadura. Suas torturas para fazer as pessoas confessarem o que nem sabem, porque muitas eram pessoas inocentes, que não tinham nada a ver com o conflito político; o modo de como fazer para os familiares dos “desaparecidos” ficarem calados e a violência utilizada por um governo totalmente desumano.

O filme mostra o início do movimento “Madres Del Plaza de Mayo”, onde mães de “desaparecidos” se reunião na Plaza de Mayo, em frente a Casa Rosada, para saberem onde estavam seus filhos.

No início do filme mostra um texto, em forma de poesia, que diz que após o término da ditadura militar na Argentina, em 1983, os generais que governaram o país, pediram para os argentinos não olharem para trás, porque, se eles olhassem, o sofrimento e os ferimentos (causados por esses generais inescrupulosos) nunca acabariam. Esses generais na verdade queriam que os argentinos ficassem calados para não serem punidos pelas barbaridades que eles provocaram. No final do texto diz assim: “Mas temos que olhar para trás. É o nosso sagrado dever olhar para trás.” Ainda bem que as Madres Del Plaza de Mayo não deixaram de olhar para trás, porque assim o mundo ficou sabendo, através de suas palestras e filmes o que uma ditadura pode fazer as pessoas e a um país.

Essa ditadura louca que o filme Visões mostra a todos nós não aconteceu somente na Argentina, mas em toda América Latina, principalmente na Argentina, Brasil e Chile.

No final do filme mostra uma lista de pessoas “desaparecidas” em várias ditaduras pelo mundo afora, nas ditaduras do passado e nas de hoje.

Nos créditos finais do filme ainda você pode se deliciar com uma canção brasileira Maria, Maria de Milton Nascimento e Fernando Brandt, cantada em espanhol por Antonio Banderas.

As atuações de Antonio Banderas e Emma Thompson são perfeitas e a direção de Cristopher Hampton deu a mistura certa entre drama político e premonição.

Assista a esse belo filme e veja porque as ditaduras têm que ser varridas do mundo e, também, tenha uma excelente aula de história contemporânea da nossa querida América.

Como diz no final do filme: “Em algum lugar do mundo, hoje, alguém está ‘desaparecendo’!” Cuide-se, o próximo pode ser você!

Ficha técnica: Visões, 2003; Direção: Cristopher Hampton; Artistas: Antonio Banderas e Emma Thompson; 107 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário