terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

TEMA PARA A PRIMEIRO ENCONTRO DE PAIS DE CATEQUIZANDOS


FAMÍLIA: A PRIMEIRA E PRINCIPAL CATEQUISTA
(Fazer cópias desse texto e entregar para cada participante para se estudar todos juntos).
            A Catequese não é uma responsabilidade apenas dos padres,  religiosos(as) ou dos(as) catequistas. É RESPONSABILIDADE DE TODOS OS CRISTÃOS, PRINCIPALMENTE DO PAI E DA MÃE. Não devemos passar a educação da fé em Deus de nossos(as) filhos(as) ou netos(as) para o(a) catequista sem nos envolvermos com essa educação.
           A catequese não é uma atividade como a ir um jogo de futebol, à natação, ao balé, ela é uma experiência de crescimento humano em Deus. Por isso todos devem se envolver, principalmente a família.
           “Nossas famílias antigas transmitiam a fé dos pais para os filhos religiosamente. Hoje em dia, com tanto corre-corre, influência dos meios de comunicação, ocupação dos pais, tal transmissão da fé está um tanto fragilizada.”(in Souza, p. 10).
        Existe um provérbio que diz: “PALAVRAS CONVENCEM, MAS O EXEMPLO ARRASTA!” Não podemos exigir que nossos(as) filhos(as) participem das missas se nós mesmos nunca vamos à igreja.
            Todos sabem da dificuldade de muitos pais em motivar seus filhos à participação na catequese. Mas temos que usar a seguinte explicação para eles deixando bem claro o que queremos:
            Você está sob nossa responsabilidade enquanto é menor de idade. Por isso mesmo, esperamos que você colabore, obedeça ao nosso desejo de participação na igreja. Quando você for maior de idade, independente, você poderá escolher o caminho que quiser tomar. No momento nós nos sentimos responsáveis por isso!” (in: Souza, p. 11).
            Além da participação na igreja e acompanhamento de seu filho(a) na catequese, em seu lar devem ser cultivados momentos de espiritualidade: Em sua casa há uma Bíblia? Em algum momento ela é lida? Você costuma rezar antes das refeições? Você procura saber o que seu filho(a) está aprendendo na catequese? Vocês rezam o terço pelo menos quando chega a capelinha em sua casa em família?

PARA CONVERSAR
- Por que a fé em Deus é importante para a nossa vida e para a vida da minha família?
- Como fazer para resgatar o valor da religiosidade e da fé em Deus em família?
- Que coisas concretas podemos fazer para despertar os valores religiosos em nossa casa?

TEXTO BÍBLICO PARA REFLEXÃO
- Carta de São Paulo aos Efésios cap. 6 vers. 1 a 4.
            Filhos, obedecei a vossos pais segundo o Senhor; porque isto é justo. O primeiro mandamento acompanhado de uma promessa é: Honra teu pai e tua mãe, para que sejas feliz e tenhas longa vida sobre a terra. Pais, não exaspereis vossos filhos. Pelo contrário, criai-os na educação e doutrina do Senhor.”
 
TEXTO PARA LER EM FAMÍLIA E REFLETIR
           José e Luiza, casal de Minas Gerais, foram morar em Goiás com dois filhos. Com o passar dos anos, a família cresceu, as alegrias também. No total eram dez filhos. Apenas duas mulheres. O tempo foi passando e surgiram as dificuldades. José começou a apresentar problemas de saúde e, como seu estado se complicava a cada dia, precisou fazer tratamento em Goiânia, ficando lá por um longo tempo, vindo a falecer. Dona Luiza ficou cuidando dos filhos, ainda pequenos, sem nenhum salário.
            Um compadre ajudava aqui, outro dali, os filhos maiores faziam pequenos serviços para ajudar a mãe. Luiza fazia geladinho para vender e cuidava de todo o trabalho da casa. Mesmo assim, não deixou um dia sequer de ler a Bíblia e rezar o terço, pedindo sempre a Deus que a ajudasse naquele momento difícil com os filhos. Luiza freqüentava a santa missa todos os domingos.
            Luiza hoje está com 83 anos. Tem netos e até bisnetos, mas está com a saúde debilitada. Os filhos constituíram famílias. Em casa, ficaram apenas Francisco, que é solteiro, e Maria, que é religiosa, mas está cuidando da mãe. Luiza ainda consegue ler a bíblia e rezar diariamente o terço. Mesmo com toda adversidade, ela cultiva o dom que preservou sua família: a oração, a vida de comunidade e a participação nas missas. (in: Rixen e Villalba, p. 35).

Conversar e refletir:
- Que exemplo Luisa deixa para nossas famílias?
- É possível conviver em família e ter uma vida de oração?

BIBLIOGRAFIA
- Bíblia Sagrada;
- RIXEN, Dom Eugenio; VILLALBA, Margareth. Catequese Familiar. Editora vozes, Petrópolis, RJ. 2009.
-SOUZA, Pe. Sérgio Jeremias de. Como fazer catequese com os pais. Editora Ave Maria, 9ª Ed., São Paulo, SP. 2011.


2 comentários:

  1. Bom Dia Primo, não sei se vc lembra de mim, mas lembro de vc qdo éramos crianças...que nos visitavam de vez em qdo em Videira.
    Adorei receber teu livro vou ler com muito carinho pois adoro um bom livro...
    Muito obrigado.
    Aquele abraço da Maria Inês Galikoski.

    ResponderExcluir
  2. Nossa obrigada celio vc tirou minhas duvidas

    ResponderExcluir