quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

FILME


CELIO REGINALDO CALIKOSKI

MÚSICA DO CORAÇÃO

Música do Coração é uma história real e inspiradora de uma mulher que, ao aprender a acreditar em si mesma, foi capaz de dar a incontáveis crianças um belo presente: ela provou que elas eram capazes de fazer qualquer coisa pela vida.

O filme começa quando Roberta Guaspari (Meryl Streep) separa-se e vem morar com a mãe. Junto ela traz seus cinqüenta violinos e dois filhos. Ao vir morar com a mãe, ela tem que procurar emprego, porque sua mãe não pode sustentar a todos. Não se dá bem no primeiro emprego, mas reencontra um amigo de escola que indica para ela uma escola para ensinar violino às crianças. Depois de muita insistência ela consegue uma vaga de professora de violino numa escola de um bairro pobre de Nova York: East Harlen. Nessa escola ela teve que enfrentar o pessimismo de colegas, racismo de pais e a baixa auto-estima das crianças. Depois de 10 anos lecionando o Conselho da escola diz a ela que as aulas de violino serão encerradas para conter despesas. Ela batalha junto a seus amigos e consegue manter essas aulas. Roberta resistiu e lutou, não se deixou desanimar pelo obstáculo que apareceu em sua frente.

Eu poderia falar sobre vários pontos desse filme, como: mulher dedicada e abandonada pelo marido, racismo, pobreza, opressão; mas, prefiro falar sobre educação, em dois aspectos. Primeiro: o abandono educacional dos governantes, tanto no Brasil como fora do Brasil. Os alunos de uma escola de um bairro pobre americano, (porque lá também tem pessoas discriminadas a viver na pobreza como aqui), ganham uma disciplina extra no currículo: aulas de violino, mas, como são pobres essas aulas são desnecessárias e tem que se economizar, senão o governo joga dinheiro fora com bobagem de música. Outro aspecto é o dinamismo de como a professora Roberta enfrenta o problema de ser cortadas as suas aulas de violino. Nós professores temos que seguir seu exemplo e sair da apatia e conformismo que se abateu sobre nossas escolas. No filme, a professora Roberta só conseguiu continuar com seu projeto porque seus amigos, com mais posses, a ajudaram. E nós professores do Brasil? Não temos aulas de violino em nossas escolas, mas temos vários “amigos da escola”, onde estão nos substituindo em sala de aula. Será que num hospital os médicos iriam permitir os “amigos do hospital”? Será que os os pilotos de avião iriam permitir os “amigos do avião”? Porque nós professores temos que permitir que “amigos da escola” entrem na sala de aula para realizar o nosso serviço? Temos que seguir o exemplo da professora Roberta e arregaçar as mangas e lutar pela nossa profissão. Técnica: Música do Coração; Direção: Wes Craven: Artistas: Meryl streep, Aidan Quin, Ângela Basset, Glória Stefan, Kieran Culkin. 126 minutos.

Clique na imagem para assistir o trailler




Nenhum comentário:

Postar um comentário