segunda-feira, 29 de novembro de 2010

FILMES


FILMES

CELIO REGINALDO CALIKOSKI


A História Real e Baleias de Agosto


No Brasil temos um sério problema: o abandono dos idosos. Temos uma quantia significativa de idosos no Brasil, e cada ano que passa aumenta mais, porque a expectativa de vida aumentou nos últimos anos e continua aumentando. Mas, os nossos governantes não estão dando devida atenção a esse aumento, prova disso é o Estatuto do Idoso, que é mais um estatuto no Brasil que não está sendo obedecido. Digo mais um estatuto, porque temos o Estatuto da Criança e Adolescente, pessimamente apelidado de ECA. Prova disso é que no ECA diz que as crianças e adolescentes infratores devem ser recolhidos num local regional, onde estas crianças e adolescentes vão ter uma reincersão na sociedade, mas quando cometem alguns delitos a policia e o juiz não sabem para onde levar, com isso mandam para a família que também já não sabem mais o que fazer com eles. Então me pergunto: Será que o Estatuto do Idoso vai funcionar? É só observarmos na televisão: idosos não podendo viajar de graça, como prevê a lei; idosos morrendo nas filas de hospitais sem ser atendido; idosos tento que esperar horas nas filas de banco para receber um salário ridículo; e outros mais abusos contra essas pessoas que tanto contribuíram para o crescimento desse país.

Mas o pior mesmo é quando familiares dos idosos os abandonam à própria sorte, sendo jogados em asilos, sendo abandonados em hospitais. É muito triste saber que um filho faz essa barbaridade com sua mãe ou seu pai e ainda, esses filhos, têm a coragem de chorarem no velório de sua querida mamãe ou querido papai.

Vocês devem estar estranhando porque eu estou fazendo essa crítica. É uma introdução para falar de dois maravilhosos filmes que abordam a velhice.

O primeiro é “HISTÓRIA REAL”, onde um homem de mais de 70 anos mora com sua filha e recebe a notícia que seu irmão, que ele não o vê a mais de 10 anos, por causa de uma briga, teve um derrame. Esse irmão mora a 317 milhas (510 quilômetros) de sua casa. Ele decide rever seu irmão enfrentando essa distância, (como se fosse uma penitência), dirigindo um tratorzinho de cortar grama. Nessa viagem este idoso dá uma lição de vivência a muitos jovens e mostra perseverança, solidariedade e amizade.

O segundo é “BALEIAS DE AGOSTO” que mostra de forma sensível e poética a vida cotidiana de duas velhas irmãs, isoladas numa ilha. A primeira é romântica e sonhadora, tem nostálgicas recordações, onde fala com seus entes queridos através de seus retratos. Cuida da irmã necessitada e conserva uma paixão por um velho amigo que as vista de vez em quando. A segunda é cega e é marcada por sentimentos de vaidade e ciúme. Tem um pessimismo à flor da pele, sempre diz a irmã romântica: “tudo morre, cedo ou tarde.”, “A vida sempre engana!”. O filme tem esse título porque em agosto a baleias passam pela ilha onde elas moram. É um filme sensível que mostra que os velhos também têm sentimentos, um dos últimos filmes da excelente Bette Davis, numa interpretação espetacular.

Ficha Técnica: História Real; 1999; Direção: David Lynch. Artistas: Richard Farnsworth e Sissy Spacek; 111 minutos.

Baleias de Agosto; 1987; Direção: Lindsay Anderson; Artistas: Bette Davis, Lillian Gish, Vicent Price. 90 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário