sexta-feira, 27 de março de 2015

SEMANA SANTA

No Domingo de Ramos inicia a Semana Santa.
A Semana Santa é a semana mais importante para nós cristão católico. Nessa semana relembramos e celebramos os principais passos de Jesus Cristo rumo a nossa redenção. inicia com o Domingo de Ramos onde relembramos e celebramos a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, poucos dias antes de sofrer a Paixão, Morte e Ressurreição. Este domingo é chamado assim porque o povo cortou ramos de árvores, ramagens e folhas de palmeiras para cobrir o chão onde Jesus passava montado num jumento. Com folhas de palmeiras nas mãos, o povo o aclamava "Rei dos Judeus", "Hosana ao Filho de Davi", "Salve o Messias"... E assim, Jesus entra triunfante em Jerusalém despertando nos sacerdotes e mestres da lei muita inveja, desconfiança, medo de perder o poder. Começa então uma trama para condenar Jesus à morte e morte de cruz.
Na Quinta-Feira Santa temos o início da centralidade da fé do cristão católico: O TRÍDUO PASCAL. Neste dia da Semana Santa é relembrado e celebrado a instituição da Eucaristia. Nessa celebração, Jesus Cristo faz dois atos importantes: lava os pés dos discípulos e disse ao seus discípulos e diz a nós hoje: "SE PORTANTO, EU, O MESTRE E O SENHOR, VOS LAVEI OS PÉS, TAMBÉM DEVEIS LAVAR-NOS OS PÉS UNS DOS OUTROS. DEI-VOS O EXEMPLO PARA QUE, COMO EU FIZ, TAMBÉM VÓS O FAÇAIS." (Jo 13,14-15); o segundo ato é a instituição da Eucaristia, onde ele diz a nós o seguinte: "E TOMOU UM PÃO, DEU GRAÇAS, PARTIU E DEU-O A ELES, DIZENDO: 'ISTO É O MEU CORPO QUE É DADO POR VÓS. FAZEI ISTO EM MINHA MEMÓRIA'.", com isso, Jesus instituiu a Comunhão para fazermos memória de seu sacrifício por nossos pecados.
Na Sexta-Feira Santa, também conhecida como Sexta da Paixão, Jesus faz seu ato maior: é pregado na cruz e morre por todos nós.
No Sábado Santo, conhecido como sábado da aleluia, temos a celebração da vigília Pascal. A celebração da Vigília pascal é dividida em quatro partes: 1) a liturgia da luz ou 'lucernário'; 2) a liturgia da Palavra; 3) a liturgia batismal; 4) a liturgia eucarística.

1) A liturgia da luz consiste na bênção do fogo, na preparação do círio e na proclamação do louvor pascal.

2) A liturgia da Palavra propõe sete leituras do Antigo Testamento, que recordam as maravilhas de Deus na história da salvação e duas do Novo Testamento, ou seja, o anúncio da Ressurreição segundo os três Evangelhos sinóticos, e a leitura apostólica sobre o Batismo cristão como sacramento da Páscoa de Cristo.

3) A liturgia batismal é parte integrante da celebração. Quando não há Batismo, faz-se a bênção da fonte batismal e a renovação das promessas do Batismo.
4) A liturgia eucarística é o momento culminante da Vigília, qual sacramento pleno da Páscoa, isto é, a memória do sacrifício da Cruz, a presença de Cristo Ressuscitado, o ápice da Iniciação cristã e o antegozo da Páscoa eterna.
E a Semana Santa termina com a Celebração da Páscoa do Senhor. Essa celebração continua em todo o ano litúrgico, onde a Igreja reserva o Domingo para a Celebração da Ressurreição de jesus Cristo, e orienta para que esse dia seja de participação na Missa e de momentos de alegria para festejarmos a ressurreição de nosso Salvador.
Portanto, participem com fé e entusiasmo da Semana Santa em sua comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário