segunda-feira, 25 de abril de 2011

Sacramentos

SACRAMENTOS: ENCONTROS COM CRISTO

Célio Reginaldo Calikoski


No livro “Os Sacramentos – trocados em miúdos, José Ribólla nos diz que temos sete encontros especiais com Cristo em sete realidades em nossa vida.

Vou descrever em poucas palavras os meus encontros com Cristo.

1 . Primeiro Encontro – realidade da minha vida: NASCIMENTO; Encontro: BATISMO.

Quando, ainda pequeno, sem consciência de entender muitas coisas, meus pais, juntamente com meus padrinhos, me levaram à Igreja para ser batizado. Eles confirmaram perante o Padre e a Igreja a opção por ser cristão católico, me tornando, através de Jesus, filho de Deus.

2 . Segundo Encontro – realidade da minha vida: LIMITAÇÃO; Encontro: RECONCILIAÇÃO.

Eu, como qualquer pessoa, sou limitado, e caio pelo pecado, erro, mas, como um filho pródigo, procuro meu PAI MISERICORDIOSO. Como eu faço isso? Procurando um Padre para me confessar. Com a confissão eu faço a RECONCILIAÇÃO, voltando para os braços de meu Pai Misericordioso; DEUS. Essa volta não é fácil, pois tenho que fazer um exame em minha consciência, passar a limpo minha consciência, para ver e assumir meus pecados e se arrepender deles, após isso tenho que contar ao Padre, e através do Padre, ganhar a absolvição e ter a firmeza de não pecar novamente.

3 . Terceiro Encontro – realidade de minha vida: ALIMENTO; Encontro: EUCARISTIA.

A Eucaristia é o Sacramento maior, Jesus instituiu na última ceia com seus apóstolos. Eu necessito desse alimento pelo menos uma vez por semana. E como esse alimento me dá forças para levar a semana! Principalmente na firmeza de minha fé no Cristo Ressuscitado.

4 . Quarto Encontro – realidade da minha vida: CRESCIMENTO; Encontro: CRISMA.

Preciso de muita força para manter e transmitir a minha fé em Cristo ressuscitado, para isso recebi o Sacramento do Crisma. O espírito Santo me ilumina para utilizar os dons recebidos em favor da comunidade através da catequese e da liturgia.

5 . Quinto Encontro – realidade da minha vida: CASAMENTO; Encontro: MATRIMÔNIO.

O homem e a mulher se unem para a multiplicação do povo de Deus. Para essa união é necessário amor e também Cristo na vida a dois. O casal precisa se alimentar na beleza da Liturgia, indo à missa toda semana. O Matrimônio é o Sacramento que me completa como homem constituidor de uma família, não sozinho, mas, com uma esposa que me ajuda a ver Cristo em outro ser humano, que me completa como Filho de Deus, que me ajuda e que permite que eu ajude nos problemas do dia a dia.

6 . Sexto Encontro – realidade da minha vida: DOENÇA; Encontro: UN ÇÃO DOS ENFERMOS.

Na doença precisamos de ânimo, e, o melhor ânimo é um Sacramento da Cura, chamado Unção dos Enfermos. Em duas vezes na minha vida recebi esse Sacramento: duas cirurgias. Ele me ajudou a ter esperança e ânimo para enfrentar esses dois momentos dramáticos na minha vida.

7 . Sétimo Encontro – ORDEM.

Esse Sacramento não é para todos, somente aqueles que decidem viver uma vida de dedicação exclusiva a Deus, recebem esse Sacramento.

A minha vida é regida pelos sacramentos da Igreja, pelos encontros com Cristo. É uma dádiva receber os Sacramentos e maravilhoso vivê-los no dia a dia. Portanto procure ser um cristão por inteiro: se encontre com Cristo através dos Sacramentos, sua vida se tornará mais leve e gostosa de viver.

BIBLIOGRAFIA:

  • RIBÓLLA, José. Os Sacramentos – trocados em miúdos. 25ª ed. Ed. Santuário. Aparecida – SP. 2008;

  • CNBB. Catecismo da Igreja Católica. Ed. Loyola. São Paulo. 2000.





Nenhum comentário:

Postar um comentário