terça-feira, 12 de abril de 2011

Filme Adeus Lênin

ADEUS LÊNIN

CELIO REGINALDO CALIKOSKI

A queda do muro de Berlin, em 1989, e as suas consequências para o povo alemão é o tema deste belíssimo filme.

O filme tem início em 1978, onde um pai de família, com dois filhos, foge da Alemanha Oriental (Alemanha Comunista) para a Alemanha Ocidental. A mãe continua na Alemanha Oriental, onde termina de criar os filhos e se torna uma militante comunista.

Em outubro de 1989 ela vê seu filho protestando contra o regime comunista e sofre um problema cardíaco e fica em coma por oito meses. Quando volta do coma, não existe mais Alemanha Comunista. Seu médico diz ao filho que ela não pode sofrer emoções fortes.

Ele então resolve encher a casa com produtos comunista e fingir que o capitalismo está a quilômetros de distância.

O filme tem vários pontos de vista interessantes. Um deles é o amor do filho que não queria que a mãe sofresse quando soubesse que a ideologia que ela acreditava não existia mais.

O outro ponto de vista é os dois lados da queda de um regime: onde o povo valorizava produtos nacionais e, da noite pro dia, tudo muda, não encontrando mais os produtos tão conhecidos e sim, somente produtos importados. Por outro lado, o povo fica alegre com a liberdade de ir e vir, de um mesmo povo não estar mais divididos e, sim unidos numa só nação.

A cena mais interessante do filme é quando a mãe sai, pela primeira vez de casa, depois do coma, e vê um helicóptero levando o busto de Lênin embora. O busto chega bem próximo dela como se tivesse se despedindo dela.

Adeus Lênin tem um pouco de comédia, política, drama. Um filme excepcional esquecido nas prateleiras das locadoras. Se você tiver oportunidade assista e conheça um pouco de nossa história contemporânea.

Ficha técnica: Adeus Lênin; Direção: Wolfgang Becker; Artistas: Daniel Brühl, Katrin Sass; Duração: 121 minutos.

Quer assistir o trailer clique na imagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário