sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Campanha da Freternidade 2011

Os ratos e os universitários
Célio Reginaldo Calikoski
A Campanha da Freternidade nesse ano de 2011 aborda a questao ambiental e eu fico triste quando vejo que muitas pessoas, mas muitas mesmo, ainda não tem educação ambiental. Jogam o lixo no chão, principalmente plásticos, jogam lixo em terrenos no interior dos municípios, enfim não respeitam essa belíssima criação de Deus que é a natureza.
Para ilustrar isso vou contar para vocês a história de dois ratos de esgoto próxima a uma universidade do município de União da Vitória, no Paraná.
Dois ratos estavam na boca de lobo, próximo a uma universidade, onde estudam mais ou dois mil acadêmicos, todos adultos, que se dizem consciente de suas atitudes. Esse dois ratos, pai e filho, conversavam entre si:
- Pai, para que serve esse prédio enorme que fica em cima de nossa casa? - pergunta o filho.
- Serve para os humanos aprenderem muitas coisas, como: curar pessoas e animais, a destruir o meio ambiente, como plantar para produzir mais comida e outras coisas. - responde o pai.
- Mas, pai, o senhor falou meio ambiente, o que e isso?
- Meu filho, meio ambiente é todo o lugar onde vivemos, tantos nós animais irracionais , como o humano, que é animal racional.
- Racional? Como racional? - indaga o filho.
- Racional porque eles pensam, e pensando eles sempre estão achando soluções para os problemas.
- Pai, o senhor disse que esles aprendem a destruir o meio ambiente, mas não é para preservar?
- Filho, eu não entendo muito bem essa parte, porque é para eles aprenderem a preservar, mas olhando aqui nessa universidade, eles aprendem a destruir, pois veja esse universitários, em vez de estarem aprendendo, estão saboreando, como eles dizem, uma loira gelada. Eles tomam todo aquele líquido amarelo, que parece um xixi, e depois jogam o copo na rua sujando o meio ambiente, principalmente aquele rio que está ali do lado.
- E pai, parece que eles não são racionais. Racionais somos nós que comemos a sujeira que eles produzem para preservar o meio ambiente.
- Pois é filho, eles são assim, sujam, destroem,e depois se dizem racionais porque ficam pensando numa solução para toda essa sujeira. Mas vai chegar um dia, filho que não vai ter mais solução , e todos nos morreremos por causa da grande quantidade de lixo, que eles produzem.
O filho ficou pensando nas palavras de seu pai, mas não chegou a nenhuma conclusão. Então o pai disse:
- Pare de pensar filho, se não você vai ficar racional e vai virar humano, vamos embora que está vindo uma nova leva de humanos "racionais" para continuarem a destruicão do nosso meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário