quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Campanha da Fraternidade 2011


A SOCIEDADE E O MEIO AMBIENTE


A situação do meio ambiente é motivo de preocupação para todos os setores da sociedade, principalmente por causa das tragédias causadas pelas mudanças climáticas, como enchentes, deslizamentos de terra, alagamento, etc., que tem matado muitas pessoas.

A sociedade está cada vez mais se mobilizando para diminuir o processo de mudanças climáticas. E, com isso, aparece cada vez mais organizações sociais voltadas para as questões ambientais.

Mas, mesmo com o aparecimento dessas organizações, o descuido com o meio ambiente ainda é grande. “Nem todos possuem educação ambiental que desperte uma consciência ecológica que seja suficiente para gerar responsabilidade ambiental”(CNBB, in ABC da Fraternidade, p. 9).

Temos outro problema social que é o consumismo que traz poluição, crise energética e outros problemas e não estamos sabendo como lidar com isso, prejudicando mais ainda o meio ambiente: “o consumismo faz com que seja necessário cada vez mais produtos no mercado, trazendo poluição, crise energética, escassez de matéria-prima e aumento da quantidade de lixo” (CNBB in ABC da Fraternidade. p. 9).

A situação do lixo é gravíssima no Brasil, vemos muitas catástrofes ambientes recentemente causada pelo destino errado de toneladas de lixo produzido diariamente no Brasil. Enquanto muitos países têm regras rígidas em relação à pessoa jogar lixo no chão, nos rios, nos terrenos baldios, no Brasil não existe nada relacionado, ou se existe, não é cumprido.

Leia nos itens abaixo a situação relacionada ao meio ambiente no Brasil:

  • No Brasil, apenas 8% dos municípios brasileiros têm coleta seletiva de lixo. No Brasil tem 5565 municípios.

  • A reciclagem no Brasil historicamente tem sido sustentada pelos catadores de rua informais. Estima-se que existam mais de 200 mil catadores de rua e mais de 40 mil pessoas vivendo diretamente da coleta de lixo em lixões.

  • A Mata Atlântica brasileira, no passado, foi o segundo bosque mais extenso da América do Sul e do qual se conservam aproximadamente 10% numa área fragmentada em parcelas diminutas (80% dos remanescentes têm uma extensão inferior a 0,5 quilômetro quadrado).

A MÚSICA E O MEIO AMBIENTE

Muitos compositores brasileiros já fizeram homenagens ao meio ambiente em suas composições, como a canção PLANETA ÁGUA de Guilherme Arantes, que fala sobre a água no Planeta Terra de uma forma poética, mostrando as diversas formas de utilização da água pelo ser humano. A canção também nos faz refletir sobre a importância de utilizarmos com consciência a água.

PLANETA ÁGUA

Água que nasce na fonte serena do mundo

E que abre o profundo grotão

Água que faz inocente riacho e deságua

Na corrente do ribeirão.

Águas escuras dos rios

Que levam a fertilidade ao sertão

Águas que banham aldeias

E matam a sede da população

Águas que caem das pedras

No véu das cascatas ronco de trovão

E depois dormem tranquilas

No leito dos lagos, no leito dos lagos

Água dos igarapés onde Iara mãe d'água

É misteriosa canção

Água que o sol evapora

Pro céu vai embora

Virar nuvens de algodão

Gotas de água da chuva

Alegre arco-íris sobre a plantação

Gotas de água da chuva

Tão tristes sõa lágrimas na inundação

Águas que movem moinhos

São as mesmas águas

Que encharcam o chão

E sempre voltam humildes

Pro fundo da terra, pro fundo da terra

Terra planeta água... terra planeta água.


Nenhum comentário:

Postar um comentário