quarta-feira, 24 de agosto de 2011

DIA DO CATEQUISTA

CNBB / REGIONAL SUL II

COORDENAÇÃO DA ANIMAÇÃO BÍBLICO-CATEQUÉTICA



Querido(a) Catequista,


Uma vez mais estamos prestes a celebrar o Dia do Catequista. Certas comemorações voltam-se para eventos. Trata-se de celebrar fatos que desencadearam história, experiências e caminhos novos. Mas outras, como é o caso do Dia do Catequista, muito mais do que fatos ou eventos, celebram “um modo de ser”. E ser Catequista é um modo nobre e maiúsculo de ser discípulo. Supõe relacionamento com o Senhor, amizade com Ele, proximidade a Ele, fascínio por Ele. Para “ensinar” bastaria preparar bem certos conteúdos a repassar. Para “ser Catequista” é preciso ser retrato pessoal da presença dEle, é necessário levar em si mesmo a figura viva dEle. É fundamental que seja Ele a pronunciar a alegria, verdade e a paz de quem partilha a fé na Catequese. Quando isso acontece o próprio Deus se faz gratidão e força interior. Pois bem, que seja Ele a fonte de sua “alegria catequética”.

Em Catequese o amor que se experimenta, também se irradia. Pois bem, para este ano a Igreja no Paraná se propõe a um gesto de solidariedade missionária. Em março deste ano, os Bispos do Paraná se propuseram a um serviço solidário à Catequese de Guiné-Bissau. Naquele pequeno país africano, com apenas duas dioceses, das quais um dos bispos é brasileiro (D. Pedro Zilli), é imensa a carência de formação aos catequistas, de salas para os encontros catequéticos, de material e catecismos. Mas ao mesmo tempo são maravilhosas as experiências de missão, de anúncio do Evangelho, de criatividade evangelizadora. Os missionários são apaixonados, o povo tem sede. Mas muitas vezes escasseiam os recursos. E catequistas e catequizandos do Paraná podem oferecer sua preciosa colaboração.


Pedimos, pois, que as coordenações diocesanas e paroquiais de catequese, sempre em acordo com seus bispos e párocos, estimulem a campanha de R$ 1,00 por pessoa. São catequistas e catequizandos daqui expressando-se concretamente como irmãos e discípulos solidários com aqueles de Guiné-Bissau. Além do auxílio material, há no gesto uma importante experiência educativa. Sigam as orientações do pároco e da Diocese sobre os meios a aplicar para que os valores apurados cheguem ao Regional Sul II. Desde lá serão encaminhados à África. Esta campanha se estende a partir do dia do Catequista (28/08) até o dia da Bíblia, em fins de setembro.


Querido(a) Catequista, que Deus multiplique em bênçãos o seu sublime serviço à causa da Evangelização. Ele lhe será sempre grato, pois nunca se deixa vencer em generosidade.


D. José Antonio Peruzzo

Bispo de Palmas-Francisco Beltrão e Referencial para a Catequese


Nenhum comentário:

Postar um comentário