sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Carta aos Coordenadores e às Coordenadoras

DIOCESE DE UNIÃO DA VITÓRIA

CATEQUESE

União da vitória, 27 de janeiro de 2010.

Prezadas Coordenadoras e Coordenadores, que a paz de Cristo estejam com vocês. Venho através desta carta tirar algumas dúvidas sobre a questão da formação de catequistas:

Formação de catequistas iniciantes – toda pessoa, não interessa a idade, que queira dar catequese, passará de 6 meses a 1 ano de formação inicial para decidir se vai ou não querer a ser catequista. Essa formação será feita através de textos, onde uma catequista mais experiente e que seja um exemplo positivo dentro da catequese, adota a candidata ou candidato a catequista, trabalhando os textos fornecidos pela coordenação diocesana ou preparado pela própria equipe paroquial de catequese. Junto com essa carta está indo o primeiro texto produzido por mim para vocês já começarem esse trabalho. Outros textos serão fornecidos nas reuniões e também por email e no meu blog: celiocalikoski.blogspot.com.

Em relação a adolescentes na catequese se pode ou não dar catequese: o que eu aconselho é que seja avaliada a capacidade e o empenho da adolescente para entrar na sala de catequese assumindo uma turma. Essa adolescente pode ser auxiliar, e se já está a mais de um ano já pode participar da formação inicial.

Os catequistas que já estão a mais de um ano dando catequese, menos as adolescentes, vão participar da Escola Paroquial ou Setorial de Catequese. As catequistas que estão iniciando esse ano não participarão da Escola Paroquial.

A formação para os assessores das Escolas Paroquiais será no dia 27 de fevereiro, na Catedral com início às 8 horas e término às 17 horas. Para esse encontro, como foi combinado, terá que vir 6 pessoas, pode ser de outras pastorais, de cada escola, não de cada paróquia.




Célio Reginaldo Calikoski

Coordenador Diocesano

Nenhum comentário:

Postar um comentário