segunda-feira, 14 de outubro de 2013
HOMENAGEM AOS PROFESSORES
Este foi o discurso que fiz na Câmara de Vereadores de União da Vitória, hoje dia 14 de outubro, em homenagem aos meus colegas professores de União da Vitória. E agora homenageio a todos os professores do Brasil.
Cumprimento o presidente dessa casa Senhor Gilmar Jarentchuk, cumprimentando o presidente, cumprimento a todos os vereadores.
Quero fazer um cumprimento especial aos meus e às minhas colegas de profissão professores e professoras que aqui estão.
Prezados professores e professoras é com imensa alegria que venho até aqui nessa casa de leis para homenageá-los.
Pensando em qual o motivo de existir de uma escola, eu me pergunto qual a importância de aprender. E mais além, qual a importância de ensinar.
Você, professor por que você ensina? Por que você se dedica tanto a levar conhecimento à pessoas que muitas vezes não possuem nenhum vínculo com você? Você já parou pensar nisso?
Posso dizer que é uma profissão linda, talvez a mais sublime. Exige dedicação, paciência, vontade e uma doação intensa. Vemos várias mensagens verdadeiras das redes sociais, onde diz que a nossa profissão é essencial, pois formamos todas as outras profissões.
Professor e professora, vocês são a essência da educação de nossas crianças, jovens e adultos, vocês ensinam com dedicação e alegria, você é aquele que fica entusiasmado com a aprendizagem e fica triste quando vê um aluno seu tomando caminhos inversos a que você ensinou.
Vocês são os verdadeiros heróis de uma sociedade que valoriza somente as profissões que mais tem ganho, como a de jogador de futebol. Mesmo assim vocês são guerreiros e não desistem. Não desistem de melhorar essa sociedade que fácil se corrompe.
Quero agradecer a vocês professores e professoras por terem participado de todas as atividades pedagógicas desenvolvidas pela administração municipal e a secretaria municipal: o curso da educação afro com o grupo Bataka, a formação com a SEFE, o grupo de estudo, o curso de psicomotricidade e outros. Esses cursos foram preparados de acordo com as sugestões de vocês, porque nesse mandato a equipe da secretaria municipal de educação optou fazer uma gestão democrática onde procuramos ouvir os profissionais da educação para assim desenvolvermos nossa proposta pedagógica. Esse é o nosso jeito de valorizarmos o magistério, além de respeitarmos a lei do piso nacional do professor.
Quero encerrar minha fala com duas frases, uma de Cora Coralina: "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina". E de Guimarães Rosa: “Mestre não é quem sempre ensina, mais quem de repente aprende”.
Nesse momento peço a todos os professores e professoras que se levantem e peço a todos os outros presentes uma salva de palmas a esse nossos heróis e nossas heroínas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário