quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

FELIZ NATAL

FelizNatal para você e sua família!!!!!!!

UM ABENÇOADO ANO DE 2011 ! ! ! ! !!!!


1 - Clique no "Here"

2- Abre ao lado uma carta: clique no selo

3 -Vai começar o download da figura
4 -Clique na bola maior

5 -Coloque as três bolas uma em cima da outra (a maior em baixo, etc.)

6 -Clique nas três bolas e aguarde.


Merry Christmas


Click HERE for your Christmas card


quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

FELIZ NATAL

Você está sossegado almoçando, de repente acontece ... Assista ao vídeo aqui
Quero aproveitar e desejar um FELIZ NATAL a todos, que JESUS CRISTO seja a paz, a alegria, a esperança para você e toda a sua família.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

História do Natal Digital


Oi pessoal, achei muito interessante essa história do Natal, gostaria que vocês fizessem uma reflexão e se divertissem com essa bela história. Para ver a história clique na imagem:

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

HERÓI


CELIO REGINALDO CALIKOSKI

HERÓI

Este filme conta a história de um pobre servo sem nome que é alçado a herói depois que elimina três assassinos temidos pelo rei Qin. Essa história se passa antes da unificação da China. O rei Qin quer unificar sete estados formando, assim, um país. “Sem Nome” é chamado ao palácio, para contar como derrotou guerreiros tão fantásticos como Céu, Neve e Espada Quebrada. No desenrolar da história, assistimos três versões, com muitas lutas, poesias e cores. Cada versão da história tem uma cor: vermelho, representa a luxúria; azul, representa a tragédia e branco, representa a busca da paz. Como um bom filme de espadachim, temos cenas de lutas de tirar o fôlego, como a luta entre Neve e Lua e, também, a luta de “Sem Nome” e Espada Quebrada num lago. A cena de batalha com arcos é espetacular. Herói é um filme em busca da paz e do bem coletivo, como comprova no diálogo de Espada Quebrada: “A dor de uma pessoa é nada comparada ao sofrimento de todos.” A interpretação dos artistas é impressionante, as expressões em seus rostos falam mais do que os diálogos. Enfim, cada cena é uma pintura, cada luta é um balé de pancadas e cada palavra é dita com poesia.

Ficha técnica: Herói. Direção: Zhang Yimou. Artistas: Jet Li, Tony Leung, Chiu Wai, Maggie Cheung, Zhang Ziyi. Duração: 96 minutos.

Assista ao trailer do filme clicando na imagem.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

FILME


CELIO REGINALDO CALIKOSKI


O ALEIJADINHO


O filme revela a intimidade , a formação como escultor e arquiteto do artista conhecido como Aleijadinho. Além disso enfatiza o relacionamento amoroso de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, com a bela Helena, e ainda os conflitos políticos com a pai, a amizade com o inconfidente Cláudio Manoel da Costa, por meio de quem conhece detalhes da revolta histórica da Inconfidência Mineira, alem da misteriosa doença que adquire aos 47 anos de idade. Doença que o afligiu pelo resto da vida, mas, apesar de enormes sofrimentos, não o impediu de trabalhar até os 76 anos, com os instrumentos que seus três fiéis auxiliares lhe amarravam nas mãos. Aleijadinho viveu os dois últimos e dolorosos anos de sua vida entrevado num quarto.

Este filme nos mostra um Brasil antes do império, onde ainda era uma colônia de Portugal. Nesta época houve dois fatos tristes em nossa história.

O primeiro é a escravidão, um fato ridículo “abolido” do Brasil, em 1888, por um ato da Princesa Izabel. A escravidão foi uma barbárie contra nossos irmãos negros, que eram forçados a saírem de sua áfrica para trabalharem em serviços pesados no Brasil, em troca eles tinham um alimento que mais parecia uma gororoba impossível de comer e aposentos para dormir, onde eram acorrentados e a cama era palha seca, esse lugar onde eles dormiam chamava-se senzala. Mas, se vocês pensam que com a assinatura da Princesa Izabel acabou a escravidão, você se engana, porque 122 anos após esse fato ainda tem idiotas que fazem os próprios semelhantes de escravos, exemplo: fazendeiros, inclusive no Paraná, que utilizam mão de obra forçada e não dão nenhuma remuneração a essa mão de obra.

O segundo fato triste de nossa história é a repressão do governo português contra a Inconfidência Mineira. A ideia dos inconfidentes, em 1789, era transformar o Brasil independente, ficando toda sua riqueza aqui e não para tornar Portugal uma potência. Essa riqueza, ficando no Brasil, daria para industrializar o país, construir escolas e universidades para seu pleno desenvolvimento. Os inconfidentes não tiveram sucesso por um defeito que até hoje existe: a traição política.

Mas, no meio destes tristes fatos da história tem uma beleza que permanece viva até hoje e nos enche de orgulho de ser brasileiro: as obras do mestre Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, que apesar de seu sofrimento físico e emocional fazia obras magníficas. Exaltemos os “Aleijadinhos” de nossa história e punamos os políticos safados e sem vergonha que hoje estão nos envergonhando.

Assista ao filme e veja porque devemos se orgulhar de sermos brasileiros.

Ficha técnica: O Aleijadinho; Direção: Geraldo Santos Pereira; Artistas: Maurício Gonçalves, Maria Ceiça, Ruth de Souza, Carlos Vereza, Edwin Luisi; 100 minutos; ano 2000.



quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Recadinhos de Deus

Nesta belíssima mensagem você os recadinhos que Deus manda todos os dias para nós. Leia e se delicie com Deus. Para ler os recadinhos clique na frase: RECADINHOS DE DEUS PARA VOCÊ

FILME


CELIO REGINALDO CALIKOSKI

MÚSICA DO CORAÇÃO

Música do Coração é uma história real e inspiradora de uma mulher que, ao aprender a acreditar em si mesma, foi capaz de dar a incontáveis crianças um belo presente: ela provou que elas eram capazes de fazer qualquer coisa pela vida.

O filme começa quando Roberta Guaspari (Meryl Streep) separa-se e vem morar com a mãe. Junto ela traz seus cinqüenta violinos e dois filhos. Ao vir morar com a mãe, ela tem que procurar emprego, porque sua mãe não pode sustentar a todos. Não se dá bem no primeiro emprego, mas reencontra um amigo de escola que indica para ela uma escola para ensinar violino às crianças. Depois de muita insistência ela consegue uma vaga de professora de violino numa escola de um bairro pobre de Nova York: East Harlen. Nessa escola ela teve que enfrentar o pessimismo de colegas, racismo de pais e a baixa auto-estima das crianças. Depois de 10 anos lecionando o Conselho da escola diz a ela que as aulas de violino serão encerradas para conter despesas. Ela batalha junto a seus amigos e consegue manter essas aulas. Roberta resistiu e lutou, não se deixou desanimar pelo obstáculo que apareceu em sua frente.

Eu poderia falar sobre vários pontos desse filme, como: mulher dedicada e abandonada pelo marido, racismo, pobreza, opressão; mas, prefiro falar sobre educação, em dois aspectos. Primeiro: o abandono educacional dos governantes, tanto no Brasil como fora do Brasil. Os alunos de uma escola de um bairro pobre americano, (porque lá também tem pessoas discriminadas a viver na pobreza como aqui), ganham uma disciplina extra no currículo: aulas de violino, mas, como são pobres essas aulas são desnecessárias e tem que se economizar, senão o governo joga dinheiro fora com bobagem de música. Outro aspecto é o dinamismo de como a professora Roberta enfrenta o problema de ser cortadas as suas aulas de violino. Nós professores temos que seguir seu exemplo e sair da apatia e conformismo que se abateu sobre nossas escolas. No filme, a professora Roberta só conseguiu continuar com seu projeto porque seus amigos, com mais posses, a ajudaram. E nós professores do Brasil? Não temos aulas de violino em nossas escolas, mas temos vários “amigos da escola”, onde estão nos substituindo em sala de aula. Será que num hospital os médicos iriam permitir os “amigos do hospital”? Será que os os pilotos de avião iriam permitir os “amigos do avião”? Porque nós professores temos que permitir que “amigos da escola” entrem na sala de aula para realizar o nosso serviço? Temos que seguir o exemplo da professora Roberta e arregaçar as mangas e lutar pela nossa profissão. Técnica: Música do Coração; Direção: Wes Craven: Artistas: Meryl streep, Aidan Quin, Ângela Basset, Glória Stefan, Kieran Culkin. 126 minutos.

Clique na imagem para assistir o trailler




terça-feira, 30 de novembro de 2010

FILMES


CELIO REGINALDO CALIKOSKI

VISÕES

Você se lembra da ditadura militar no Brasil? Se você não lembrar assista ao Visões e veja o que certos seres humanos são capazes de fazer para manter o poder.

A história de Visões se passa em Buenos Aires, Argentina, de 1976 a 1983. ele concilia drama político com premonição. Depois da esposa (Emma Thompson) de Carlos (Antonio Banderas), diretor de teatro, ser “desaparecida” pelo governo militar argentino, ele começa a ter visões que perturbam sua mente, a visões são de pessoas “desaparecidas”. Sua esposa, a jornalista Cecília, foi presa e escondida pelo governo argentino porque escreveu uma matéria sobre pessoas “desaparecidas” na Argentina. Carlos começa uma busca pela Cecília, e, entre essa busca ele começa, também, a atender familiares de desaparecidos em sua casa. Nas visões que ele tem dos desaparecidos, o filme mostra todo o horror de uma ditadura. Suas torturas para fazer as pessoas confessarem o que nem sabem, porque muitas eram pessoas inocentes, que não tinham nada a ver com o conflito político; o modo de como fazer para os familiares dos “desaparecidos” ficarem calados e a violência utilizada por um governo totalmente desumano.

O filme mostra o início do movimento “Madres Del Plaza de Mayo”, onde mães de “desaparecidos” se reunião na Plaza de Mayo, em frente a Casa Rosada, para saberem onde estavam seus filhos.

No início do filme mostra um texto, em forma de poesia, que diz que após o término da ditadura militar na Argentina, em 1983, os generais que governaram o país, pediram para os argentinos não olharem para trás, porque, se eles olhassem, o sofrimento e os ferimentos (causados por esses generais inescrupulosos) nunca acabariam. Esses generais na verdade queriam que os argentinos ficassem calados para não serem punidos pelas barbaridades que eles provocaram. No final do texto diz assim: “Mas temos que olhar para trás. É o nosso sagrado dever olhar para trás.” Ainda bem que as Madres Del Plaza de Mayo não deixaram de olhar para trás, porque assim o mundo ficou sabendo, através de suas palestras e filmes o que uma ditadura pode fazer as pessoas e a um país.

Essa ditadura louca que o filme Visões mostra a todos nós não aconteceu somente na Argentina, mas em toda América Latina, principalmente na Argentina, Brasil e Chile.

No final do filme mostra uma lista de pessoas “desaparecidas” em várias ditaduras pelo mundo afora, nas ditaduras do passado e nas de hoje.

Nos créditos finais do filme ainda você pode se deliciar com uma canção brasileira Maria, Maria de Milton Nascimento e Fernando Brandt, cantada em espanhol por Antonio Banderas.

As atuações de Antonio Banderas e Emma Thompson são perfeitas e a direção de Cristopher Hampton deu a mistura certa entre drama político e premonição.

Assista a esse belo filme e veja porque as ditaduras têm que ser varridas do mundo e, também, tenha uma excelente aula de história contemporânea da nossa querida América.

Como diz no final do filme: “Em algum lugar do mundo, hoje, alguém está ‘desaparecendo’!” Cuide-se, o próximo pode ser você!

Ficha técnica: Visões, 2003; Direção: Cristopher Hampton; Artistas: Antonio Banderas e Emma Thompson; 107 minutos.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

FILMES


FILMES

CELIO REGINALDO CALIKOSKI


A História Real e Baleias de Agosto


No Brasil temos um sério problema: o abandono dos idosos. Temos uma quantia significativa de idosos no Brasil, e cada ano que passa aumenta mais, porque a expectativa de vida aumentou nos últimos anos e continua aumentando. Mas, os nossos governantes não estão dando devida atenção a esse aumento, prova disso é o Estatuto do Idoso, que é mais um estatuto no Brasil que não está sendo obedecido. Digo mais um estatuto, porque temos o Estatuto da Criança e Adolescente, pessimamente apelidado de ECA. Prova disso é que no ECA diz que as crianças e adolescentes infratores devem ser recolhidos num local regional, onde estas crianças e adolescentes vão ter uma reincersão na sociedade, mas quando cometem alguns delitos a policia e o juiz não sabem para onde levar, com isso mandam para a família que também já não sabem mais o que fazer com eles. Então me pergunto: Será que o Estatuto do Idoso vai funcionar? É só observarmos na televisão: idosos não podendo viajar de graça, como prevê a lei; idosos morrendo nas filas de hospitais sem ser atendido; idosos tento que esperar horas nas filas de banco para receber um salário ridículo; e outros mais abusos contra essas pessoas que tanto contribuíram para o crescimento desse país.

Mas o pior mesmo é quando familiares dos idosos os abandonam à própria sorte, sendo jogados em asilos, sendo abandonados em hospitais. É muito triste saber que um filho faz essa barbaridade com sua mãe ou seu pai e ainda, esses filhos, têm a coragem de chorarem no velório de sua querida mamãe ou querido papai.

Vocês devem estar estranhando porque eu estou fazendo essa crítica. É uma introdução para falar de dois maravilhosos filmes que abordam a velhice.

O primeiro é “HISTÓRIA REAL”, onde um homem de mais de 70 anos mora com sua filha e recebe a notícia que seu irmão, que ele não o vê a mais de 10 anos, por causa de uma briga, teve um derrame. Esse irmão mora a 317 milhas (510 quilômetros) de sua casa. Ele decide rever seu irmão enfrentando essa distância, (como se fosse uma penitência), dirigindo um tratorzinho de cortar grama. Nessa viagem este idoso dá uma lição de vivência a muitos jovens e mostra perseverança, solidariedade e amizade.

O segundo é “BALEIAS DE AGOSTO” que mostra de forma sensível e poética a vida cotidiana de duas velhas irmãs, isoladas numa ilha. A primeira é romântica e sonhadora, tem nostálgicas recordações, onde fala com seus entes queridos através de seus retratos. Cuida da irmã necessitada e conserva uma paixão por um velho amigo que as vista de vez em quando. A segunda é cega e é marcada por sentimentos de vaidade e ciúme. Tem um pessimismo à flor da pele, sempre diz a irmã romântica: “tudo morre, cedo ou tarde.”, “A vida sempre engana!”. O filme tem esse título porque em agosto a baleias passam pela ilha onde elas moram. É um filme sensível que mostra que os velhos também têm sentimentos, um dos últimos filmes da excelente Bette Davis, numa interpretação espetacular.

Ficha Técnica: História Real; 1999; Direção: David Lynch. Artistas: Richard Farnsworth e Sissy Spacek; 111 minutos.

Baleias de Agosto; 1987; Direção: Lindsay Anderson; Artistas: Bette Davis, Lillian Gish, Vicent Price. 90 minutos.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

DINÂMICA DO PRESENTE


DINÂMICA: O PRESENTE

OBJETIVO: trabalhar a atenção, a observação, o desapego, a sinceridade, a emoção de dar e repartir um bem recebido, demonstrando o intuito de construir um mundo mais solidário, mais humano.
01- Você é uma pessoa especial, e por isso está recebendo este presente, mas, na verdade, não se anime muito, pois este presente não é seu! Entregue-o à pessoa que considera á mais bonita do grupo.
02- Para muitos, a beleza é fundamental, mas para você é apenas uma qualidade. Que pena! Este presente também não é seu. Você vai entregá-lo a uma pessoa dinâmica
03- Ser dinâmico é estar sempre presente, ajudando sem cessar. Mas... este presente não é seu .... Entregue-o a uma pessoa realista
04- Como você é realista, então já sabe o que lhe espera, a realidade é que este presente não é seu. Você vai entregá-lo a pessoa que você considera inteligente
05- Ser inteligente é um privilégio, mas a capacidade de entender o mundo é dos sensíveis e inteligentes e você também o é. Pela sua inteligência, você sabe que o presente não é seu, entregue-o a uma pessoa sensível.
06- Ser sensível é um Dom de Deus, qualquer coisa lhe atinge, atinge a sua sensibilidade, e esta sensibilidade lhe diz que este presente não é seu, então, entregue-o a uma pessoa carinhosa.
07- Carinho também é uma forma de amor. Você está de parabéns! (palmas a ela), mas.... todo este carinho você irá demonstrar, entregando este presente a uma pessoa meiga.
08- A meiguice é um Dom que poucas pessoas possuem. Se você é mesmo uma delas, cultive-a que será recompensada (o) por Deus. Sendo meiga(o) já sabe que este presente também não é seu... passe-o para uma pessoa otimista.
09- Ser otimista é estar sempre disposto(a) a começar tudo de novo. Quanta força de vontade tem dentro de você. Você é tão otimista que acredita que este presente é seu, mas ... não é... Você vai entregá-lo a uma pessoa trabalhadora
10-Dizem que Deus ama a quem trabalha, e você deve estar radiante por esse amor de Deus! Pense consigo mesmo que quem trabalha um dia será recompensado. Hoje chegou o meu dia e eu serei recompensado com este presente! Mas não é bem assim, a sua recompensa será ainda maior, não hoje, hoje trabalhe mais um pouco e dê o presente à pessoa calma.
11-Se você é calmo (a), mantenha este Dom, porém não se deixe abater pela passividade e deixe sempre clara a sua opinião. Mas o presente também não é seu... Entregue-o a pessoa mais criativa.
12- Ser criativo é levar uma vida inventando, imaginando coisas. Para você , as horas são curtas e os dias pequenos demais! Seja criativo para escolher uma pessoa mais do grupo. Aquela que diz na hora o que pensa, uma pessoa sincera,
13- Ser sincero(a) é ser fiel, é ser uma pessoa em quem se possa confiar, tomara que haja mais pessoas como você. Não fique com o presente, seja sincero(a), entregue-o a pessoa mais simpática.
14- Nós admiramos você pela sua simpatia e na sua simpatia, dê uma voltinha..., mas apenas para escolher uma pessoa solidária para você e passe este presente.
15- Ser solidário é fundamental nos dias de hoje, mas nem só de pão vive o homem. Assim, este presente não é seu, entregue-o a pessoa mais sensual
16- Sensualidade é força de vida. Use toda a sua energia e entregue este presente para a pessoa mais romântica.
17- Como pessoa romântica que é, você vê o amor em todas as coisas, mas mesmo assim este presente não é seu, entregue-o a uma pessoa dedicada do grupo,
18- A dedicação é um ato de entrega, então, não vai ser difícil, entregue este presente a pessoa persistente
19- Ser persistente é um ato de coragem frente aos obstáculos da vida, então tenha coragem e entregue este presente a uma pessoa tolerante.
20- Ser tolerante é ser paciente e aceitar certas falhas e erros das pessoas. Desculpe, eu errei, esse presente não é seu entregue-o a urna pessoa empolgada
21- Ser empolgada com as coisas é maravilhoso. Você contagia a todos com pequenos atos, mas não fique muito empolgado(a), pois este presente não é seu, entregue-o à pessoa mais cortês do grupo.
22- A cortesia é a maneira que o homem encontra de demonstrar toda a sua delicadeza, então seja cortes e entregue este presente a uma pessoa interessante do grupo.
23- Ser interessante significa cativar o espírito, a atenção, a curiosidade. Então s interessante e cative uma pessoa equilibrada do grupo, oferecendo-lhe este presente
24- Equilíbrio é estabilidade mental e emocional. Requer moderação e prudência. Então, seja equilibrado e entregue este presente a pessoa mais amorosa do grupo.
25- Amoroso é quem tem ou sente amor. Aquele que ama, que é bondoso, que tem em seu ser a semente do amor. Demonstre este amor e entregue este presente a uma pessoa que considere prudente.
26- Prudência é qualidade de quem age com moderação, buscando evitar todo que causa dano. Evite danos maiores e entregue este presente a uma pessoa coerente
27- Ser coerente é possuir atitudes que buscam harmonia. Exercite este Dom e passe o presente á pessoa que julga ser competente.
28- Ser competente é possuir várias habilidades, portanto passe esse presente para uma pessoa muito organizada
29- O organizado faz tudo na hora certa. Sua prontidão lhe ajudará a se organizar para entregar este presente a pessoa mais confiante.
30- A confiança é fundamental, nos orienta a atingir nossos ideais, mas você já está confiante demais. Este presente não lhe pertence, entregue-o à pessoa mais amiga do grupo.
31- Você foi eleita a pessoa mais amiga. Parabéns! Ser amigo é primordial, é reunir um pouco de todas as qualidades, é Ter amor no coração. Este presente é para você. E você como amigo, irá reparti-lo com todos os amigos que estão compartilhando este momento especial.
Que Deus dê a todos a esperança e a força para continuarmos lutando por um ideal.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Basta Querer


Estamos Chegando ao final de mais um ano. Avaliando o ano de 2010, já estou percebendo que deixei de realizar algumas coisas, mas também realizei muitas.
Você que já está avaliando as realizações de 2010, assiste a este belo vídeo para ajudar essa reflexão.
Para assistir o vídeo clique na imagem:

Magnificat do Catequista

Magnificat do Catequista
Canto a Deus com toda a minha vida,
e quero partilhar com todos que estou cheio de alegria
porque, Deus na Sua bondade chamou-me para ser catequista.
Eu nada sabia e nem o merecia,
e nunca o tinha imaginado!
Porém, Ele aproximou -se,
fixou o Seu olhar nos meus olhos,
tocou o meu coração
e chamou-me pelo nome: Catequista.
Todos os que me rodeiam e me conhecem,
vejam como estou feliz,
porque Ele tomou a minha vida,
e mudou-a, e não sabem quantas coisas boas fez em mim!
É o Deus da Vida,
é totalmente Bom, é Deus Amor!
É enorme a sua bondade
e actua em todo o mundo pelos séculos dos séculos.
Aos soberbos e poderosos,
que se consideram sábios e fortes,
Ele não os tem em conta.
Em troca, aos humildes, aos pobres, aos pequenos,
aos marginalizados...
Ele estende as Suas mãos para os atender,
o seu coração está com eles.
É um Deus compassivo e cheio de misericórdia.
não quer que ninguém passe fome,
detesta a injustiça,
aborrece-lhe a indiferença
e a falta de compromisso.
Ele quer mudar o mundo,
para que haja Justiça, Paz e Vida para todos.
desde sempre é a Sua Promessa,
de Abraão até nós.
É a Sua Vontade
e nos chama a construí-la.
Meu coração está cheio de alegria
porque me chamou a ser Catequista.
quero anunciar a Sua Palavra,
ser Testemunha da Sua Presença
e constructor do seu Reino.
Deus bondoso,
ajuda-me a ser-Te fiel
na minha vocação de Catequista
todos os dias da minha vida. Ámen

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

ADVENTO


Estamos chegando num dos períodos mais bonitos da liturgia: o ADVENTO. Mas o que significa advento? É um tempo de preparação e alegria, de expectativa. Mas se preparar, se alegrar por quê? Se preparar e se alegrar pela chegada de nosso Salvador: JESUS CRISTO, esta pessoa que veio trazer a PAZ, a ESPERANÇA, a FRATERNIDADE, a COMPREENSÃO, a CARIDADE num mundo caótico que era na Palestina do século I.
E hoje, como está o mundo? Será que não está tão caótico como naquela época? Mais do que tudo precisamos que Cristo renasça para nós, mas não um nascimento físico, mas sim um nascimento espiritual, que nos desperte para o nosso principal objetivo nessa vida: VIEMOS PARA AJUDAR A TODOS, NÃO INTERESSA QUEM SEJA (NEGROS, BRANCOS, ÍNDIOS, CATÓLICOS, EVANGÉLICOS,...).
Esse menino que nasceu a tanto tempo atrás e que nós, a cada ano, comemoramos seu nascimento, não quer comemoração, e sim quer que aprendamos e façamos o que Ele nos ensinou. Não exigiu nada de nós, somente nos mostrou um modo de vida sem violência e sem arrogância.
Vivamos esse advento com muita esperança de um mundo melhor, não somente nestas quatro semanas que antecedem o Natal, mas em todos os momentos de nossa vida.
Autor: Célio Reginaldo Calikoski


sábado, 2 de outubro de 2010

A fé

A liturgia do dia 03 de outubro de 2010, com o Evangelho segundo Lucas 17, 5-10, nos ensina sobre a fé. Nesta passagem bíblica os discípulos pedem a Jesus para aumentarem sua fé. Mas o que é fé mesmo? De acordo com o dicionário Luft fé é crença religiosa. Mas para nós cristãos católicos fé é muito mais que isso. É se colocar nas mãos de Deus e se deixar conduzir por Ele. É deixar tudo e seguir o Mestre Jesus na sua íntegra. É participar da comunidade com espírito cristão. É perdoar em todas as situações em que me ofendem. É pedir perdão nas situações em que a gente erra, ou, mesmo tendo razão eu pedir perdão (li uma vez uma mensagem com o seguinte título: PREFIRO SER FELIZ DO QUE TER RAZÃO). Por isso que é melhor perdoar e pedir perdão mesmo não tendo razão. A fé é arriscar-se. É como nos ensina a história de um equilibrista que num monociclo atravessava uma corda bamba sem se desequilibrar. Num determinado momento, ele olhou para o público e perguntou: "Quem crê que eu posso passar por essa corda bamba sem cair?" Todo o público levantou a mão. Logo após, ele perguntou:"Quem se habilita então a ir nas minhas costas?" Ninguém teve coragem de ir com aquele equilibrista, eles acreditavam no que ele poderia fazer, mas não confiavam. Nem sempre confiamos que Deus pode nos levar sobre um lugar perigoso...

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Eleições 2010


Está chegando o grande dia da democracia: 03 de outubro. Neste dia estaremos elegendo os nossos representantes na política. Neste dia estaremos dando carta branca para que outras pessoas dirijam nossas ações como cidadãos brasileiros. Neste dia estaremos validando pessoas que poderão fazer guerra ou paz. Neste dia estaremos dando aval para que pessoas decidam sobre nossa vida financeira. Portando é de suma importância sabermos votar, a escolha que faremos será para quatro anos. Para ajudarmos a comunidade escolar da Escola Estadual Judith Simas Canellas a votar certo estaremos disponilizando no dia 23 de setembro, dentro do Projeto de Leitura, um texto do Frei Betto, onde ele explana sobre como votar em si mesmo. Para você visualizar o texto é só clicar na imagem acima:

A vida de Jesus em Jogos


Oi, catequistas, estou postando as questões sobre Jesus, que foi feito na gincana. Para visualizar clique na imagem. Estas questões foram tiradas do livro: A VIDA DE JESUS EM JOGOS - RECURSOS E ATIVIDADES PARA APRESENTAR JESUS, autor: JOSÉ MARÍA ESCUDERO. Se alguém quiser adquirir o livro é só ligar para mim, o telefone é 42 91036342, o livro custa R$18,00.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Fotos do Encontrão

As fotos do encontrão de catequistas do dia 29 de agosto de 2010, estão disponível para compra na Foto Art, sito à rua Prudente de Moraes,número 269, telefone 042-35221221, bem no centro de Porto União, Santa Catarina.

Encontrão

Olá catequistas da Diocese de União da Vitória. Mais uma vez, com a sua participação, alcançamos mais um sucesso no Encontrão de Catequistas 2010. Epero vocês no ano que vem em mais um grande evento promovido pela Equipe Diocesana de Catequese especialmente para vocês. Quer ler o texto e ver as fotos sobre o Encontrão clique aqui.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Mês da Bíblia

Olá catequistas da diocese de União da Vitória, estou postando um texto e atividades sobre o Profeta Jonas, referente ao mês da Bíblia. Para copiar clique aqui.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Dia dos (as) Catequistas

Parabéns catequistas pelo seu dia. Dia 29 de agosto em todo o Brasil será comemorado o dia do Catequista. E nós temos que comemorar mesmo, pois estamos realizando o reino de Deus aqui e agora. Catequista você é o missionário de Deus entre os pequenos e entre os grandes também, por isso te homenageio com este belíssimo vídeo: para assistir clique AQUI.

Gincana dos Catequistas 2

Olá Catequistas da Diocese de União da Vitória, lembrem-se que está chegando dia 29 de agosto, o grande momento do nosso encontrão, converse com a coordenadora de sua paróquia, veja se todas as atividades da gincana já estão prontas. Que Deus ilumine a todos e a todas.

Dom Eugenio

Leiam a carta aos catequistas de Dom Eugênio AQUI
Leiam a carta de Dom Peruzzo aos catequistas AQUI

terça-feira, 13 de julho de 2010

Eleições 2010

Está chegando mais uma eleição no Brasil. E fico me perguntando todo momento: Pra quê??? Pois em cada eleição fica 80% dos que já ocupam algum cargo político. É só observar: família Magalhães da Bahia, família Sarnei do Maranhão, Família Curi do Paraná, e assim vai... Pergunto novamente: Pra quê votar numa eleição que você já sabe quem vai ganhar? Pra quê gastar milhões de reais numa eleição para eleger as mesmas pessoas. E, pior, votar na maioria dos políticos corruptos.
Mas apesar deste questionamento, chego à conclusão que é melhor votar, não nos mesmos, mas em candidatos novos, que nunca tiveram na Assembléia Legislativo, que não tiveram no Congresso, no Senado,... Votar em candidatos que realmente tem interesse em trabalhar para melhorar um pouco esse país, votar em pessoas que não utilizam a política como profissão, mas sim como um meio de melhorar a vida de uma nação.
Vamos fazer uma corrente: escolher um candidato novo para ser deputado estadual, federal e senador. Há tantos nomes, e temos 3 meses para decidir. Não vamos escolher esses que sempre aparecem nos noticiários políticos.
Já imaginou se renavássemos o Congresso todo, os quinhentos e tantos deputados federais. Todos eles pela primeira vez como deputado, com uma vontade enorme de ajudar a melhorar esse país, sem estarem viciados na corrupção. Seria 4 anos de idéias novas.
Você pode questionar e me dizer: mas fazendo isso estaremos punindo os políticos bons. É verdade, mas para melhorar alguns tem que se sacrificar, e se ele for bom mesmo daqui 8 anos ele poderá voltar.
O que mais me anima nessa idéia é que assim estaremos realmente punindo o candidato corrupto que a justiça não consegue ou não quer punir.
Vamos, eleitores do Brasil, renovar as Assenbléia Legislativas de cada Estado, o Congresso Nacional e o Senado.
Como diz a música: Pra Frente Brasil.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Valores: Seu resgate Num Mundo desvalorizado

Um plano de aula sobre valores humanos

VALORES: SEU RESGATE NUM MUNDO DESVALORIZADO

O mundo está num processo de desvalorização: vemos todos os dias pessoas querendo se dar “bem” na vida, não se importando como alcançar esse objetivo; políticos pensando somente em si; muitos jovens sem responsabilidades, querendo só prazer; um país querendo dominar o outro através de guerras; preconceitos raciais; guerras étnicas; muitos “filhinhos de papai” querendo fazer “justiça” matando, queimando e agredindo índios, prostitutas, pobres achando que essas pessoas não fazer parte da sociedade.
Como mudar isso? Como fazer nossos jovens
entenderem que todos têm direito à vida? Como
fazer para que nossos governantes governem
para o bem de todos?
Para responder essas questões se justifica o
trabalho de resgate dos valores em sala de aula.
OBJETIVOS
Resgatar os valores para uma boa convivência na sociedade;
Mostrar aos educandos educandas que o resgate dos valores é a melhor forma para vivermos bem numa sociedade.
CONTEÚDOS BÁSICOS
Bondade; convivência; solidariedade; tolerância; diálogo; amizade; gratidão; trabalho; paz; responsabilidade; amor; honestidade.
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita através de debate sobre notícias de jornais e revistas, discussão de textos sobre valores e jogos desenvolvidos através do programa JCLIC.

Este plano de aula está baseado no livro que escrevi, se alguém quiser adquirir o livro é só depositar R$12,00 na conta nº 15774-0, Agência 0217-8, Banco do Brasil. Manda o comprovante de depósito com endereço completo para o fax 42 35222732, que enviarei pelo correio o livro.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Porta Giratória do Banco do Brasil

Hoje fui ao Banco do Brasil, agência do município de União da Vitória, no Paraná, pagar uma conta que não pude pagar no caixa eletrônico. Peguei meu celular, a chave do carro e tentei passar a bendita porta giratória, mas que situação chata, a porta apitou e uma voz feminina me diz que eu não posso entrar pois tenho que tirar todos meus pertences de metal. A única coisa de metal que eu tinha era o cinto da minha calça. Pois o segurança disse a mim que eu tinha que tirar o cinto ou esperar o gerente da minha conta vir até ali fora do banco para me atender. Eu disse a ele que tirar o cinto era uma situação vexatória e que não tiraria. Resultado tive que esperar 15 minutos para o gerente vir me atender ali fora e me autorizar entrar no banco e tive que esperar mais 15 minutos depois para ser atendido.
O que mais me espanta é que o segurança me vê quase que diariamente no banco, pois sou diretor de uma escola e a conta da escola também é nessa agência, e mais, sou cliente deste banco desde 1996.
Para meu pouco dinheiro que recebo como funcionário público entrar no banco eles não barram, mas quando eu preciso desse dinheiro eu tenho que passar por uma situação de vexame.
Num futuro próximo nós teremos, provavelmente, que tirar a roupa para entrar nos bancos. Nós precisamos de um pouco mais de respeito, posso até entender que é para a segurança, mas segurança de quem?
Com tanta tecnologia está na hora de acabar com esse humilhação, pois ouvi notícias de que pessoas já foram assassinadas por causa dessas portas giratórias.
Se você já passou por um vexame da porta giratória escreva sua história e envie para mim, pode ser enviada aqui pelo blog mesmo ou pela email: celiocalikoski@gmail.com
Obrigado pela atenção.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Gincana dos catequistas

Olá catequistas da Diocese de União da Vitória, está chegando o dia do catequista e já estamos preparando o nosso encontro de comemoração, para aqui vai as tarefas das paróquias para a nosssa gincana:
1 - Trazer um cartaz com uma frase referente ao dia do catequista.
2 - Grito da torcida (trazer em um cartaz a frase relacionado a catequese).
3 - Trazer uma Bíblia antiga.
4 - Trazer um terço diferente.
5 - Trazer um livro antigo referente a catequese.
6 - Adivinhar a frase do quebra-cabeça.
7 - Vai ter uma pergunta sobre o tema trabalhado no encontrão.
Durante o dia teremos outras tarefas para serem cumprirem.

O encontrão será no dia 29 de agosto, com início às 8:30, na Catedral.
Trazer prato, talheres, lista dos participantes como o valor certo (coordenadora paroquial).
Confirme sua participação com as coordenadoras de cada paróquia antes do dia 15 de agosto.
As coordenadoras poderão confirmar pelos telefones: 91036342/35222732/35223911
também pelos emails: celiocalikoski@yahoo.com.br e celiocalikoski@gmail.com
Se tiverem alguma dúvida me mande um email ou façam um comentário aqui no blog.
Obrigado.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Corrupção

Lendo a Gazeta do Povo, me deparo com o texto "O Paraná que queremos", onde tem a lista dos deputados a favor e contra o afastamento da mesa diretora.É interessante que os deputados em vez de defender o povo, eles defendem os seus colegas com indício de corrupção, pois alguns deputados são afavor do afastamento, outros são contra, mas a grande maioria (41) não se posicionaram. Não sei o que é pior: os que são a favor (pois pode ser que queiram somente se vingar politicamente da mesa ou estão pensando nas eleições de outubro), os que são contra (porque podem estar envolvidos no rolo) ou os que não responderam (pois não sabemos o que pensam sobre o assunto). Penso eu que o melhor seria renovar as 54 cadeiras da Assembléia Legislativa do Paraná, só assim estaremos (nós eleitores) punindo os deputados que não estão nem aí com nós povo.
E os deputados da região de União da Vitória como se manefestaram?
- Contra o afastamento:
VALDIR ROSSONI (faz parte da mesa)
ANTONIO ANIBELLI (faz parte da mesa)

- A favor do afastamenhto:
NENHUM DEPUTADO

- Não responderam:
PEDRO IVO (diz que não respondem porque faz parte da comissão de ética)
ALEXANDRE CURI (faz parte da mesa e é um dos principais acusados, junto com Nelsan Justus, da lambança na AL Pr).

terça-feira, 22 de junho de 2010

Tecnologias

Oi pessoal, estou animado, pois comecei um curso sobre tecnologias e já me animei a fazer um blog para mim.
As tecnologias nos ajudam muito em várias situações: em nossa profissão, na vida pessoal, no lazer,... mas temos que tomar cuidados para não nos viciarmos, pois toda forma de vício é ruim.
A informática nos trouxe muita comodidade para realizarmos várias tarefas. Mas trouxe também pontos negativos, como a pornografia, pedofilia, difamação, crime,...
Utilizem as tecnologias com moderação e inteligência, e, principalmente para o bem de todos.