Duas semanas atrás recebi um telefonema no meu local de trabalho onde uma mãe de catequizanda me fez a pergunta acima. O diálogo foi assim:
- Alô!
- Oi, é o Célio, Coordenador da Catequese?
- Sim.
- Eu sou a mãe de uma catequizanda e gostaria de saber se é obrigado a minha filha ir a missa durante as férias?
Nesse momento eu fiquei em silêncio sem saber o que falar e ela me pergunta:
- Oi, você está aí?
- Sim, só estou tentando assimilar o seu questionamento – e perguntei a ela – Por que você está fazendo essa pergunta?
- Porque o padre e a coordenadora da catequese aqui da Paróquia estão obrigando as crianças a irem nas missas durante as férias.
Respondi a ela:
- Se você tem fé e acredita na Igreja nunca me faria essa pergunta, pois eu, como cristão, eu participo toda semana da Santa Missa com alegria.
Ela ainda insistiu para que eu dissesse que o padre e a coordenadora estivessem errada, eu tive que dizer a ela que os dois estavam certos e que teria que desligar, pois precisava dar aula.
Esse diálogo me deixou perplexo e triste, perplexo porque um cristão católico precisa conhecer melhor a sua fé, se percebe que a fé de muitos católicos é superficial ou uma fé baseada numa tradição familiar: “a minha vó, meu vô, minha mãe, meu pai, eu fizemos a Primeira Comunhão e meus filhos precisam fazer também se não alguma coisa de má pode acontecer a eles”.. Triste porque fazer uma pergunta dessas a um catequista é dizer “o que vocês estão fazendo aí? A minha fé é pequena e vocês não estão me ajudando”.
Eu devo ir à missa sempre porque eu sou cristão católico. A missa é o ponto alto da minha fé, sem participar dela minha vida é vazia, é chata, sem sentido. Como diz a catequista Ercília de Paulo Frontim “Cristo não tira férias, trabalha dia e noite por nós.” Então não custa nada tirarmos uma horinha da minha semana para participar com alegria da Santa Missa.
O cristão católico guarda o domingo para louvar e adorar ao Senhor porque é o dia da Ressurreição de Jesus Cristo, nosso Salvador. O domingo é dia de curtir a família, um passeio com os filhos, mas temos que lembrar que Jesus faz parte de nossa família, Ele é um membro ativo que sempre está ao nosso lado quando mais precisamos. Então o domingo também é dia de curtir e adorar o nosso Deus, esse Deus maravilhoso que sempre está pronto a nos perdoar, a nos amar, como diz o Papa Francisco. E devemos reservar um tempo para participarmos da Santa Missa, inclusive nas férias.
Vou terminar com uma citação do Pe. Cido de Joinvile, SC que também foi questionado sobre ir à missa toda semana:
“... certamente você já deve ter experimentado aquela sensação de que a missa não muda. É tudo igual, tudo repetitivo, etc. Lembre-se, porém, que sua família não muda e você a ama; sua escola é a mesma, e você a frequenta; seus amigos são os mesmos e você não se enjoa deles. Você vai ouvir também de muita gente que ir à missa só vale quando a gente tem vontade. Eu também acho. Mas também acho que devemos educar a nossa vontade para querer coisas boas que nos fazem crescer, que nos fazem felizes.”