terça-feira, 30 de novembro de 2010

FILMES


CELIO REGINALDO CALIKOSKI

VISÕES

Você se lembra da ditadura militar no Brasil? Se você não lembrar assista ao Visões e veja o que certos seres humanos são capazes de fazer para manter o poder.

A história de Visões se passa em Buenos Aires, Argentina, de 1976 a 1983. ele concilia drama político com premonição. Depois da esposa (Emma Thompson) de Carlos (Antonio Banderas), diretor de teatro, ser “desaparecida” pelo governo militar argentino, ele começa a ter visões que perturbam sua mente, a visões são de pessoas “desaparecidas”. Sua esposa, a jornalista Cecília, foi presa e escondida pelo governo argentino porque escreveu uma matéria sobre pessoas “desaparecidas” na Argentina. Carlos começa uma busca pela Cecília, e, entre essa busca ele começa, também, a atender familiares de desaparecidos em sua casa. Nas visões que ele tem dos desaparecidos, o filme mostra todo o horror de uma ditadura. Suas torturas para fazer as pessoas confessarem o que nem sabem, porque muitas eram pessoas inocentes, que não tinham nada a ver com o conflito político; o modo de como fazer para os familiares dos “desaparecidos” ficarem calados e a violência utilizada por um governo totalmente desumano.

O filme mostra o início do movimento “Madres Del Plaza de Mayo”, onde mães de “desaparecidos” se reunião na Plaza de Mayo, em frente a Casa Rosada, para saberem onde estavam seus filhos.

No início do filme mostra um texto, em forma de poesia, que diz que após o término da ditadura militar na Argentina, em 1983, os generais que governaram o país, pediram para os argentinos não olharem para trás, porque, se eles olhassem, o sofrimento e os ferimentos (causados por esses generais inescrupulosos) nunca acabariam. Esses generais na verdade queriam que os argentinos ficassem calados para não serem punidos pelas barbaridades que eles provocaram. No final do texto diz assim: “Mas temos que olhar para trás. É o nosso sagrado dever olhar para trás.” Ainda bem que as Madres Del Plaza de Mayo não deixaram de olhar para trás, porque assim o mundo ficou sabendo, através de suas palestras e filmes o que uma ditadura pode fazer as pessoas e a um país.

Essa ditadura louca que o filme Visões mostra a todos nós não aconteceu somente na Argentina, mas em toda América Latina, principalmente na Argentina, Brasil e Chile.

No final do filme mostra uma lista de pessoas “desaparecidas” em várias ditaduras pelo mundo afora, nas ditaduras do passado e nas de hoje.

Nos créditos finais do filme ainda você pode se deliciar com uma canção brasileira Maria, Maria de Milton Nascimento e Fernando Brandt, cantada em espanhol por Antonio Banderas.

As atuações de Antonio Banderas e Emma Thompson são perfeitas e a direção de Cristopher Hampton deu a mistura certa entre drama político e premonição.

Assista a esse belo filme e veja porque as ditaduras têm que ser varridas do mundo e, também, tenha uma excelente aula de história contemporânea da nossa querida América.

Como diz no final do filme: “Em algum lugar do mundo, hoje, alguém está ‘desaparecendo’!” Cuide-se, o próximo pode ser você!

Ficha técnica: Visões, 2003; Direção: Cristopher Hampton; Artistas: Antonio Banderas e Emma Thompson; 107 minutos.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

FILMES


FILMES

CELIO REGINALDO CALIKOSKI


A História Real e Baleias de Agosto


No Brasil temos um sério problema: o abandono dos idosos. Temos uma quantia significativa de idosos no Brasil, e cada ano que passa aumenta mais, porque a expectativa de vida aumentou nos últimos anos e continua aumentando. Mas, os nossos governantes não estão dando devida atenção a esse aumento, prova disso é o Estatuto do Idoso, que é mais um estatuto no Brasil que não está sendo obedecido. Digo mais um estatuto, porque temos o Estatuto da Criança e Adolescente, pessimamente apelidado de ECA. Prova disso é que no ECA diz que as crianças e adolescentes infratores devem ser recolhidos num local regional, onde estas crianças e adolescentes vão ter uma reincersão na sociedade, mas quando cometem alguns delitos a policia e o juiz não sabem para onde levar, com isso mandam para a família que também já não sabem mais o que fazer com eles. Então me pergunto: Será que o Estatuto do Idoso vai funcionar? É só observarmos na televisão: idosos não podendo viajar de graça, como prevê a lei; idosos morrendo nas filas de hospitais sem ser atendido; idosos tento que esperar horas nas filas de banco para receber um salário ridículo; e outros mais abusos contra essas pessoas que tanto contribuíram para o crescimento desse país.

Mas o pior mesmo é quando familiares dos idosos os abandonam à própria sorte, sendo jogados em asilos, sendo abandonados em hospitais. É muito triste saber que um filho faz essa barbaridade com sua mãe ou seu pai e ainda, esses filhos, têm a coragem de chorarem no velório de sua querida mamãe ou querido papai.

Vocês devem estar estranhando porque eu estou fazendo essa crítica. É uma introdução para falar de dois maravilhosos filmes que abordam a velhice.

O primeiro é “HISTÓRIA REAL”, onde um homem de mais de 70 anos mora com sua filha e recebe a notícia que seu irmão, que ele não o vê a mais de 10 anos, por causa de uma briga, teve um derrame. Esse irmão mora a 317 milhas (510 quilômetros) de sua casa. Ele decide rever seu irmão enfrentando essa distância, (como se fosse uma penitência), dirigindo um tratorzinho de cortar grama. Nessa viagem este idoso dá uma lição de vivência a muitos jovens e mostra perseverança, solidariedade e amizade.

O segundo é “BALEIAS DE AGOSTO” que mostra de forma sensível e poética a vida cotidiana de duas velhas irmãs, isoladas numa ilha. A primeira é romântica e sonhadora, tem nostálgicas recordações, onde fala com seus entes queridos através de seus retratos. Cuida da irmã necessitada e conserva uma paixão por um velho amigo que as vista de vez em quando. A segunda é cega e é marcada por sentimentos de vaidade e ciúme. Tem um pessimismo à flor da pele, sempre diz a irmã romântica: “tudo morre, cedo ou tarde.”, “A vida sempre engana!”. O filme tem esse título porque em agosto a baleias passam pela ilha onde elas moram. É um filme sensível que mostra que os velhos também têm sentimentos, um dos últimos filmes da excelente Bette Davis, numa interpretação espetacular.

Ficha Técnica: História Real; 1999; Direção: David Lynch. Artistas: Richard Farnsworth e Sissy Spacek; 111 minutos.

Baleias de Agosto; 1987; Direção: Lindsay Anderson; Artistas: Bette Davis, Lillian Gish, Vicent Price. 90 minutos.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

DINÂMICA DO PRESENTE


DINÂMICA: O PRESENTE

OBJETIVO: trabalhar a atenção, a observação, o desapego, a sinceridade, a emoção de dar e repartir um bem recebido, demonstrando o intuito de construir um mundo mais solidário, mais humano.
01- Você é uma pessoa especial, e por isso está recebendo este presente, mas, na verdade, não se anime muito, pois este presente não é seu! Entregue-o à pessoa que considera á mais bonita do grupo.
02- Para muitos, a beleza é fundamental, mas para você é apenas uma qualidade. Que pena! Este presente também não é seu. Você vai entregá-lo a uma pessoa dinâmica
03- Ser dinâmico é estar sempre presente, ajudando sem cessar. Mas... este presente não é seu .... Entregue-o a uma pessoa realista
04- Como você é realista, então já sabe o que lhe espera, a realidade é que este presente não é seu. Você vai entregá-lo a pessoa que você considera inteligente
05- Ser inteligente é um privilégio, mas a capacidade de entender o mundo é dos sensíveis e inteligentes e você também o é. Pela sua inteligência, você sabe que o presente não é seu, entregue-o a uma pessoa sensível.
06- Ser sensível é um Dom de Deus, qualquer coisa lhe atinge, atinge a sua sensibilidade, e esta sensibilidade lhe diz que este presente não é seu, então, entregue-o a uma pessoa carinhosa.
07- Carinho também é uma forma de amor. Você está de parabéns! (palmas a ela), mas.... todo este carinho você irá demonstrar, entregando este presente a uma pessoa meiga.
08- A meiguice é um Dom que poucas pessoas possuem. Se você é mesmo uma delas, cultive-a que será recompensada (o) por Deus. Sendo meiga(o) já sabe que este presente também não é seu... passe-o para uma pessoa otimista.
09- Ser otimista é estar sempre disposto(a) a começar tudo de novo. Quanta força de vontade tem dentro de você. Você é tão otimista que acredita que este presente é seu, mas ... não é... Você vai entregá-lo a uma pessoa trabalhadora
10-Dizem que Deus ama a quem trabalha, e você deve estar radiante por esse amor de Deus! Pense consigo mesmo que quem trabalha um dia será recompensado. Hoje chegou o meu dia e eu serei recompensado com este presente! Mas não é bem assim, a sua recompensa será ainda maior, não hoje, hoje trabalhe mais um pouco e dê o presente à pessoa calma.
11-Se você é calmo (a), mantenha este Dom, porém não se deixe abater pela passividade e deixe sempre clara a sua opinião. Mas o presente também não é seu... Entregue-o a pessoa mais criativa.
12- Ser criativo é levar uma vida inventando, imaginando coisas. Para você , as horas são curtas e os dias pequenos demais! Seja criativo para escolher uma pessoa mais do grupo. Aquela que diz na hora o que pensa, uma pessoa sincera,
13- Ser sincero(a) é ser fiel, é ser uma pessoa em quem se possa confiar, tomara que haja mais pessoas como você. Não fique com o presente, seja sincero(a), entregue-o a pessoa mais simpática.
14- Nós admiramos você pela sua simpatia e na sua simpatia, dê uma voltinha..., mas apenas para escolher uma pessoa solidária para você e passe este presente.
15- Ser solidário é fundamental nos dias de hoje, mas nem só de pão vive o homem. Assim, este presente não é seu, entregue-o a pessoa mais sensual
16- Sensualidade é força de vida. Use toda a sua energia e entregue este presente para a pessoa mais romântica.
17- Como pessoa romântica que é, você vê o amor em todas as coisas, mas mesmo assim este presente não é seu, entregue-o a uma pessoa dedicada do grupo,
18- A dedicação é um ato de entrega, então, não vai ser difícil, entregue este presente a pessoa persistente
19- Ser persistente é um ato de coragem frente aos obstáculos da vida, então tenha coragem e entregue este presente a uma pessoa tolerante.
20- Ser tolerante é ser paciente e aceitar certas falhas e erros das pessoas. Desculpe, eu errei, esse presente não é seu entregue-o a urna pessoa empolgada
21- Ser empolgada com as coisas é maravilhoso. Você contagia a todos com pequenos atos, mas não fique muito empolgado(a), pois este presente não é seu, entregue-o à pessoa mais cortês do grupo.
22- A cortesia é a maneira que o homem encontra de demonstrar toda a sua delicadeza, então seja cortes e entregue este presente a uma pessoa interessante do grupo.
23- Ser interessante significa cativar o espírito, a atenção, a curiosidade. Então s interessante e cative uma pessoa equilibrada do grupo, oferecendo-lhe este presente
24- Equilíbrio é estabilidade mental e emocional. Requer moderação e prudência. Então, seja equilibrado e entregue este presente a pessoa mais amorosa do grupo.
25- Amoroso é quem tem ou sente amor. Aquele que ama, que é bondoso, que tem em seu ser a semente do amor. Demonstre este amor e entregue este presente a uma pessoa que considere prudente.
26- Prudência é qualidade de quem age com moderação, buscando evitar todo que causa dano. Evite danos maiores e entregue este presente a uma pessoa coerente
27- Ser coerente é possuir atitudes que buscam harmonia. Exercite este Dom e passe o presente á pessoa que julga ser competente.
28- Ser competente é possuir várias habilidades, portanto passe esse presente para uma pessoa muito organizada
29- O organizado faz tudo na hora certa. Sua prontidão lhe ajudará a se organizar para entregar este presente a pessoa mais confiante.
30- A confiança é fundamental, nos orienta a atingir nossos ideais, mas você já está confiante demais. Este presente não lhe pertence, entregue-o à pessoa mais amiga do grupo.
31- Você foi eleita a pessoa mais amiga. Parabéns! Ser amigo é primordial, é reunir um pouco de todas as qualidades, é Ter amor no coração. Este presente é para você. E você como amigo, irá reparti-lo com todos os amigos que estão compartilhando este momento especial.
Que Deus dê a todos a esperança e a força para continuarmos lutando por um ideal.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Basta Querer


Estamos Chegando ao final de mais um ano. Avaliando o ano de 2010, já estou percebendo que deixei de realizar algumas coisas, mas também realizei muitas.
Você que já está avaliando as realizações de 2010, assiste a este belo vídeo para ajudar essa reflexão.
Para assistir o vídeo clique na imagem:

Magnificat do Catequista

Magnificat do Catequista
Canto a Deus com toda a minha vida,
e quero partilhar com todos que estou cheio de alegria
porque, Deus na Sua bondade chamou-me para ser catequista.
Eu nada sabia e nem o merecia,
e nunca o tinha imaginado!
Porém, Ele aproximou -se,
fixou o Seu olhar nos meus olhos,
tocou o meu coração
e chamou-me pelo nome: Catequista.
Todos os que me rodeiam e me conhecem,
vejam como estou feliz,
porque Ele tomou a minha vida,
e mudou-a, e não sabem quantas coisas boas fez em mim!
É o Deus da Vida,
é totalmente Bom, é Deus Amor!
É enorme a sua bondade
e actua em todo o mundo pelos séculos dos séculos.
Aos soberbos e poderosos,
que se consideram sábios e fortes,
Ele não os tem em conta.
Em troca, aos humildes, aos pobres, aos pequenos,
aos marginalizados...
Ele estende as Suas mãos para os atender,
o seu coração está com eles.
É um Deus compassivo e cheio de misericórdia.
não quer que ninguém passe fome,
detesta a injustiça,
aborrece-lhe a indiferença
e a falta de compromisso.
Ele quer mudar o mundo,
para que haja Justiça, Paz e Vida para todos.
desde sempre é a Sua Promessa,
de Abraão até nós.
É a Sua Vontade
e nos chama a construí-la.
Meu coração está cheio de alegria
porque me chamou a ser Catequista.
quero anunciar a Sua Palavra,
ser Testemunha da Sua Presença
e constructor do seu Reino.
Deus bondoso,
ajuda-me a ser-Te fiel
na minha vocação de Catequista
todos os dias da minha vida. Ámen

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

ADVENTO


Estamos chegando num dos períodos mais bonitos da liturgia: o ADVENTO. Mas o que significa advento? É um tempo de preparação e alegria, de expectativa. Mas se preparar, se alegrar por quê? Se preparar e se alegrar pela chegada de nosso Salvador: JESUS CRISTO, esta pessoa que veio trazer a PAZ, a ESPERANÇA, a FRATERNIDADE, a COMPREENSÃO, a CARIDADE num mundo caótico que era na Palestina do século I.
E hoje, como está o mundo? Será que não está tão caótico como naquela época? Mais do que tudo precisamos que Cristo renasça para nós, mas não um nascimento físico, mas sim um nascimento espiritual, que nos desperte para o nosso principal objetivo nessa vida: VIEMOS PARA AJUDAR A TODOS, NÃO INTERESSA QUEM SEJA (NEGROS, BRANCOS, ÍNDIOS, CATÓLICOS, EVANGÉLICOS,...).
Esse menino que nasceu a tanto tempo atrás e que nós, a cada ano, comemoramos seu nascimento, não quer comemoração, e sim quer que aprendamos e façamos o que Ele nos ensinou. Não exigiu nada de nós, somente nos mostrou um modo de vida sem violência e sem arrogância.
Vivamos esse advento com muita esperança de um mundo melhor, não somente nestas quatro semanas que antecedem o Natal, mas em todos os momentos de nossa vida.
Autor: Célio Reginaldo Calikoski