quarta-feira, 24 de agosto de 2011

DIA DO CATEQUISTA

CNBB / REGIONAL SUL II

COORDENAÇÃO DA ANIMAÇÃO BÍBLICO-CATEQUÉTICA



Querido(a) Catequista,


Uma vez mais estamos prestes a celebrar o Dia do Catequista. Certas comemorações voltam-se para eventos. Trata-se de celebrar fatos que desencadearam história, experiências e caminhos novos. Mas outras, como é o caso do Dia do Catequista, muito mais do que fatos ou eventos, celebram “um modo de ser”. E ser Catequista é um modo nobre e maiúsculo de ser discípulo. Supõe relacionamento com o Senhor, amizade com Ele, proximidade a Ele, fascínio por Ele. Para “ensinar” bastaria preparar bem certos conteúdos a repassar. Para “ser Catequista” é preciso ser retrato pessoal da presença dEle, é necessário levar em si mesmo a figura viva dEle. É fundamental que seja Ele a pronunciar a alegria, verdade e a paz de quem partilha a fé na Catequese. Quando isso acontece o próprio Deus se faz gratidão e força interior. Pois bem, que seja Ele a fonte de sua “alegria catequética”.

Em Catequese o amor que se experimenta, também se irradia. Pois bem, para este ano a Igreja no Paraná se propõe a um gesto de solidariedade missionária. Em março deste ano, os Bispos do Paraná se propuseram a um serviço solidário à Catequese de Guiné-Bissau. Naquele pequeno país africano, com apenas duas dioceses, das quais um dos bispos é brasileiro (D. Pedro Zilli), é imensa a carência de formação aos catequistas, de salas para os encontros catequéticos, de material e catecismos. Mas ao mesmo tempo são maravilhosas as experiências de missão, de anúncio do Evangelho, de criatividade evangelizadora. Os missionários são apaixonados, o povo tem sede. Mas muitas vezes escasseiam os recursos. E catequistas e catequizandos do Paraná podem oferecer sua preciosa colaboração.


Pedimos, pois, que as coordenações diocesanas e paroquiais de catequese, sempre em acordo com seus bispos e párocos, estimulem a campanha de R$ 1,00 por pessoa. São catequistas e catequizandos daqui expressando-se concretamente como irmãos e discípulos solidários com aqueles de Guiné-Bissau. Além do auxílio material, há no gesto uma importante experiência educativa. Sigam as orientações do pároco e da Diocese sobre os meios a aplicar para que os valores apurados cheguem ao Regional Sul II. Desde lá serão encaminhados à África. Esta campanha se estende a partir do dia do Catequista (28/08) até o dia da Bíblia, em fins de setembro.


Querido(a) Catequista, que Deus multiplique em bênçãos o seu sublime serviço à causa da Evangelização. Ele lhe será sempre grato, pois nunca se deixa vencer em generosidade.


D. José Antonio Peruzzo

Bispo de Palmas-Francisco Beltrão e Referencial para a Catequese


quarta-feira, 17 de agosto de 2011

VII SULÃO DE CATEQUESE

VII SULÃO DE CATEQUESE

A Igreja vem se preocupando com o processo formativo de seu povo, dando um destaque especial para a dimensão bíblico-catequética. Destacamos aqui o “Sulão de Catequese” na realização de mais uma das suas edições. Desta vez, nos dias 19 a 21 de agosto de 2011, na cidade de São José do Rio Preto,SP, com a participação dos catequistas dos cinco regionais:
Oeste 1- Mato Grosso do Sul
Sul 1- São Paulo
Sul 2- Paraná
Sul 3- Rio Grande do Sul
Sul 4- Santa Catarina

O VII Sulão de Catequese tem como tema”Mistagogia: novo caminho formativo de catequistas” e lema: “Encontramos o Senhor! Vem e vê” (Jo 1,41b.46c). O tema faz uma abordagem da mística que permeia a experiência do encontro com a pessoa de Jesus Cristo, fazendo um resgate da espiritualidade dos primeiros cristãos, que tinham como centralidade o Mistério Pascal, paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
O lema destaca o evangelho segundo João, são palavras do apóstolo André ao encontrar-se com seu irmão Simão, e palavras de Filipe para Natanael. É o anúncio, o Kerigma, realizado pelas testemunhas que encontraram Jesus. Esse anúncio acontece de uma forma contagiante e que chega ao coração dos ouvintes, faz “Arder o coração”. É o anúncio que vem revestido da experiência do encontro, do encantamento inicial capaz de “CONTAGIAR” e fazer novos discípulos.
O evento terá como objetivo contribuir numa reflexão bíblico-catequética em vista da formação iniciática do catequista-mistagogo. Para isto, é preciso entender o contexto da transmissão da fé, os problemas e desafios de uma sociedade cada vez mais plural e secularizada. Neste contexto a transmissão da fé não é mais garantida pela família, escola e sociedade e se restringe ao âmbito pessoal. Transmitir a fé significa criar em cada lugar e em cada tempo as condições para que o encontro entre a humanidade e Jesus Cristo aconteça. Nesta perspectiva, transmitir a fé em Cristo significa criar as condições para uma fé pensada, celebrada, vivida e anunciada: isto significa a inserção na comunidade, na vida da Igreja. Embora seja uma experiência pessoal, necessita ser aprofundada e deitar suas raízes na comunidade. O objetivo é apontar caminhos para a formação do/a catequista-mistagogo que toca o coração e a mente dos seus interlocutores, os catequizandos.
Que o VII Sulão de Catequese esteja presente nas nossas orações, para que a Trindade Santa conduza e inspire todas as iniciativas e propostas deste evento, tão importante para a caminhada catequética de toda a Igreja do Brasil.

ORAÇÃO DO VII SULÃO (cf Jo 1,35-49)


Nós te agradecemos, ó Pai,
Senhor do céu e da terra,
porque em teu Filho Jesus
nos revelaste o mistério de teu amor.
João Batista o chamou de Cordeiro de Deus.
Quando ouviram isso, os discípulos de João
seguiram Jesus, conheceram sua morada e ficaram com ele.
Teu filho os transformou, então, em seus discípulos,
discípulos-missionários, que passaram a testemunhar:
“Encontramos o Cristo!”
Hoje, Pai, somos nós catequistas,
que ouvimos o apelo de teu Filho: “Segue-me!”
Nós desejamos segui-lo,
para entrar na intimidade de seu coração
e poder também proclamar a todos:
“Encontramos Jesus de Nazaré!”
Pai santo, faze de nós fiéis discípulos-misssionários de teu Filho;
Transforma-nos com a força do Espírito Santo,
para que, como Jesus,
anunciemos tua misericórdia
e trabalhemos para a vinda de teu Reino,
Pela intercessão de Maria, a virgem do silêncio e do serviço.
Amém.


Dom Murilo S.R.Krieger, scj
Arcebispo de Salvador - BA

Celebração para o Dia do Catequista

Estou postanto uma proposta de celebração para o dia do catequista, elaborada pela Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética.

(preparar crachá para cada catequista, um lugar de destaque para a Bíblia, flores, cinco velas, cartaz com a frase: “Sede praticantes da Palavra, e não meros ouvintes“(Tg 1, 22).

Refrão meditativo: Shemá Israel Adonai Elohenu Adonai eha

Escuta Israel: o Senhor é nosso Deus; um é o Senhor

I. ABERTURA


Catequista: Queridos irmãos e irmãs, aqui estamos para celebrarmos o dia do catequista. Felizes nos encontramos como comunidade viva que se alimenta da Palavra de Deus, que nos convida para a missão. Vemos nestes últimos tempos a Igreja preocupada em preparar melhor a cada um de nós a partir da Sagrada Escritura.

Em vários pontos da exortação apostólica Verbum Domini, o papa Bento XVI insiste em que o cristianismo “não é fruto de uma sabedoria humana ou de uma idéia genial”, e sim “de um encontro e de uma aliança com uma Pessoa que dá à existência humana sua orientação e forma decisivas”. É com este intuito que queremos nesta celebração, aprofundar, refletir, rezar e celebrar nossa vocação de catequistas.

Acolhamos a Bíblia cantando com alegria.



II. CANTO DE ABERTURA


(Entrada da Bíblia, com o cartaz “Sede praticantes da Palavra, e não meros ouvintes.” (Tg 1, 22), flores que deverão ser colocadas na mesa da Palavra)


Dá-me a palavra certa, na hora certa e do jeito certo e pra pessoa certa.
Dá-me a cantiga certa, na hora certa e do jeito certo e pra pessoa certa.


1. Palavra é como pedra preciosa sim.
Quem sabe o valor cuida bem do que diz.
Palavra é como brasa: queima até o fim.

Quem sabe o que diz há de ser mais feliz.

2. Palavra é como pedra preciosa sim.
Quem sabe o valor cuida bem do que diz.
Palavra é como brasa: queima até o fim.

Quem sabe o que diz vai levar a palavra.


III. INSCRIÇÃO DOS NOMES DOS(AS) CATEQUISTAS


Catequista: O Senhor nos chama pelo nome. O nome é a nossa identidade, por isso convidamos cada catequista a renovar a missão de ouvir e anunciar a Palavra, colocando diante da Bíblia o crachá com o seu nome. Enquanto isso cantemos:

(Pode-se colocar um tecido abaixo da mesa da Palavra pra que os (as) catequistas coloquem seus nomes)


Eis-me aqui, Senhor! Eis-me aqui, Senhor!

Pra fazer Tua vontade, pra viver no Teu amor.

Pra fazer Tua vontade, pra viver no Teu amor,

Eis-me aqui, Senhor!


  1. O Senhor é o Pastor que me conduz

por caminho nunca visto me enviou.

Sou chamado a ser fermento, sal e luz,

e por isso respondi: aqui estou!


2- Ele pôs em minha boca uma canção,

me ungiu como profeta e trovador,

Da história e da vida do meu povo,

e por isso respondi: aqui estou!



3- Ponho a minha confiança no Senhor,

da esperança sou chamado a ser sinal,

seu ouvido se inclinou ao meu clamor,

e por isso respondi: aqui estou!


IV- PROCLAMAÇÃO DA PALAVRA

Catequista: (sentados) No centro da espiritualidade de Israel, está a Palavra pela qual Deus se fez conhecer a si mesmo e que ajuda a interpretar os novos acontecimentos da história. Logo, toda ação evangelizadora, tanto no Antigo como no Novo Testamento, era perpassada pela dimensão Bíblico-Catequética.

Todos (as):O Senhor falou-vos do meio do fogo: vós ouvistes o som das palavras, mas não vistes qualquer figura. Era somente uma voz” (Dt 4, 12).


Catequista: É Moisés que fala, evocando a experiência vivida por Israel na áspera solidão do deserto do Sinai. O Senhor tinha se apresentado não como uma imagem ou uma efígie ou uma estátua semelhante ao bezerro de ouro, mas com “o som das palavras”. Trata-se de um som que tinha entrado em cena nos próprios primórdios da criação, quando rompera o silêncio do nada: “No princípio... Deus disse: Que se faça a luz! E a luz fez-se... no princípio já existia o Verbo... e o Verbo era Deus... Tudo foi feito por meio dele, e sem Ele nada foi criado daquilo que existe” (Gn 1, 1.3; Jo 1, 1.3).


Todos (as): “Toda manhã Ele desperta meus ouvidos para que, como bom discípulo, eu preste atenção. O Senhor Deus abriu-me os ouvido, e eu não fiquei revoltado, para trás não andei” ( cf.Is 50, 4-5)

Catequista: Acolhamos esta Palavra que continua a ressoar em nossos ouvidos e a nos chamar.

Proclamação: Tiago 1, 22-25

Salmo 78 (79)
Aclamação ao Evangelho

Refrão: A vossa palavra, Senhor,
É sinal de interesse por nós!(Bis)

1 - Como o Pai ao redor de sua mesa,
Revelando seus planos de amor.

2 - É feliz quem escuta a palavra,
E a guarda no seu coração.


EVANGELHO: Jo 1, 1-18

(Após a proclamação do Evangelho pode-se motivar a reflexão e partilha do texto).


V- A PEDAGOGIA DE JESUS INSPIRA NOSSA AÇÃO

Catequista: Neste dia em que celebramos a nossa vocação de catequista, façamos memória da Pedagogia de Jesus. Suas atitudes, seu jeito de ser e de fazer inspiram a nossa ação de evangelizadores e evangelizadoras.

(A cada oração acende-se uma vela que já deve estar em um lugar devidamente preparado)


Leitor(a) 1 - Jesus sempre tem uma atenção especial para com pessoas: o seu acolhimento, preferencialmente aos pobres, pequenos, excluídos e pecadores nos convida a seguir seus passos no hoje da nossa história. (cf Mt 18, 12-14). Cantemos...


Senhor, Tu me olhaste nos olhos

A sorrir, pronunciaste meu nome

Lá na praia, eu larguei o meu barco

Junto a Ti, buscarei outro mar.


Leitor(a) 2 - Jesus, com sua vida, anuncia o Reino de Deus como a Boa Notícia da verdade, da liberdade, do amor, da justiça, que dá sentido à vida. Hoje somos convidados a sermos estes motivadores e animadores em nossa comunidade. (Cf Lc 4, 17-22; 17 20-21) Cantemos...


Senhor, Tu me olhaste nos olhos...


Leitor(a) 3 - Jesus olha para o seu interlocutor. O seu convite amoroso para viver a fé, a esperança e a caridade por meio da conversão no seu seguimento resgata a dignidade da pessoa. Somos convidados a seguir seus atos. (cf Mc 1, 15; Mt 11, 28-30) Cantemos...


Senhor, Tu me olhaste nos olhos...


Leitor(a) 4 - Jesus envia os discípulos para semearem a Palavra em vista da transformação libertadora da sociedade, e continua a enviar cada um e cada uma de nós para anunciar o seu amor. (cf Mc 6, 6b-13) Cantemos...


Senhor, Tu me olhaste nos olhos...


Leitor(a) 5 - É preciso amar. Jesus nos convida a assumirmos, com radicalidade evangélica, o crescimento contínuo da fé, pelo mandamento novo do amor, o princípio pedagógico fundamental de ação do mestre Jesus. (cf Mt 17, 20; Lc 13, 16; Jo 13, 34; Lc 10, 29-37) Cantemos...


Senhor, Tu me olhaste nos olhos...

Pai Nosso....

Catequista: Em sintonia com o I CONGRESSO BRASILEIRO DE ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL que acontecerá em Goiânia, nos dias 08 a 11 de outubro, rezemos a Oração pelo Congresso:

Todos:

Deus da Palavra Eterna, feita no Tempo Jesus de Nazaré:

Abençoai nosso Congresso de Animação Bíblica da Pastoral.

Dai-nos um coração aberto à vossa Palavra,

numa Igreja comunitária e ecumênica, despojada e comunitária, orante e pascal.

Que sejamos ouvintes da Palavra,

atentos aos grandes sinais da História e aos sinais cotidianos da caminhada do Povo.

Que a vossa Palavra penetre e anime como unção de Evangelho,

toda a nossa vida, toda a nossa Pastoral.

Que sejamos Testemunhas do Reino, sempre no seguimento de Jesus,

vosso Filho, filho de Maria, nosso irmão, na unidade do Espírito Santo. Amém

(D. Pedro Casaldáliga)

VI - COMPROMISSO COM A PALAVRA


Catequista: Não podemos guardar para nós as palavras de vida eterna que recebemos no Batismo: da Palavra de Deus deriva a missão da Igreja. Por isso, somos chamados e chamadas a colaborar na missão evangelizadora. Vamos tocar nesta Palavra e invocar ao Senhor para que nos ajude nesta bela missão de sermos Sal da terra e Luz do mundo. (Mt, 5, 13-14)

(a/os catequistas são motivados para ir tocar na Bíblia. Oriente-se que toque na Bíblia e depois toque nos olhos, ou na boca, ou no coração, ou na cabeça, etc...)


Canto

Quero ouvir teu apelo, Senhor, ao teu chamado de amor e responder.

Na alegria te quero servir, e anunciar o teu reino de amor.

E pelo mundo eu vou. Cantando o teu amor.

Pois disponível estou para servir-te, Senhor.

Dia a dia, tua graça me dás; nela se apóia o meu caminhar.

Se estás ao meu lado, Senhor, o que, então, poderei eu temer?


VII - BENÇÃO E ENVIO

Catequista: Jesus nos envia do mesmo modo como foi enviado pelo Pai. Antes de voltarmos para nossas casas, convidamos cada um a se comprometer como catequista, evangelizador e evangelizadora em nossa comunidade.

Coordenador(a): Você aceita tornar-se um verdadeiro discípulo de Jesus Cristo comprometendo-se a viver e trabalhar na construção do Reino, acolhendo a Palavra de Deus e fazendo-a ecoar e repercutir na vida da comunidade? (DNC 255b-h)

Todos (as): Sim, aceito.


Coordenador(a): Você aceita engajar-se na comunidade eclesial e assumir a consciência de que é em nome da Igreja que transmite o Evangelho? (DNC 255e)


Todos(as): Sim, aceito.


Coordenador(a): Você aceita se comprometer em sua ação evangelizadora, superando a improvisação e a simples boa vontade, aprimorando seus conhecimentos através da participação das reuniões paroquiais, dos Encontros de Formação e dias de Retiros? (DNC 270)


Todos (as): Sim, aceito.

Coordenador(a): O Senhor Deus vos ajude com sua graça a colocar em prática este compromisso, tornando-vos homens e mulheres comprometidos com a Palavra de Deus, e testemunhando-a em vossa missão.


Em nome da Trindade Santa que hoje nos envia como missionários, ide e anunciai a todos que o Senhor Jesus Cristo nos concede vida nova com a sua ressurreição.


Todos (as): Demos graças a Deus.



A Comissão Episcopal Bíblico-catequética agradece ao Pe. Eduardo Calandro a elaboração desta celebração.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

MENSAGEM DA BÍBLIA


"SE DIZES QUE AMAS A CRISTO, QUE NÃO VÊS, E NÃO AMAS O IRMÃO, QUE VÊS, ÉS UM MENTIROSO." (1Jo 2,4)

ESCOLA BÍBLICO CATEQUÉTICA SEGUIDORES DO MESTRE

AVISO A TODOS OS PARTICIPANTES DA ESCOLA BÍBLICO CATEQUÉTICA SEGUIDORES DO MESTRE QUE O 3º ENCONTRO SERÁ NO DIA 28 DE AGOSTO NA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, EM UNIÃO DA VITÓRIA. MARQUEM EM SUA AGENDA E PARTICIPEM DE MAIS UM IMPORTANTE MOMENTO DE FORMAÇÃO EM NOSSA DIOCESE.

Escola Catequética Paroquial

No dia 30 de julho estive palestrando na Escola Catequética da Paróquia São João Batista, em São João do Triunfo, sobre Metodologia Catequética a convite da Irmã Eugenia. Estavam presente 60 catequistas. e ministros. O encontro foi de muita valia, pois os participantes interagiram com o assunto, dando opiniãoes e colaborando com o palestrante. No período da tarde os catequistas e ministros, fizeram uma reflexão sobre a metodologia utilizada em sua comunidade. Parabéns a todos da Escola Catequética da Paróquia de São João Batista.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Mensagem da Bíblia

"Deus é luz, nele não há trevas. Se dizemos que temos comunhão com ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Se porém, andamos na luz, estamos em comunhão um com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo o pecado." (1Jo 1,5-7)