sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

AMBIENTE EM QUE VIVEMOS

A cada ano a Igreja Católica no Brasil promove a Campanha da Fraternidade. Essa Campanha tem por objetivo fazer um mutirão de reflexões e ações em prol da vida. Neste ano todos nós somos convidados a refletir sobre a vida no planeta, tendo como lema: "A criação geme em dores de parto" (Rm 8,22). Refletindo sobre esse tema me pergunto: o que estamos deixando para nossos filhos e netos? E pode ter certeza que a resposta é: LIXO, muito lixo, em todos os lugares, nos rios, nas ruas, nas florestas, nas praias... Podemos mudar isso? Sim, mas temos que começar a arregaçar as mangas e ir à luta. Como? Com atitudes simples podemos fazer muito, exemplo: reciclagem: na Escola Estadual Judith Simas Canellas, escola do Bairro São Gabriel, em União da Vitória, Paraná, está sendo feito coleta de materiais recicláveis, como garrafas pet, pacotes de chips, pacotes de suco e embalagens de bombons e barras de chocolate. Se você quer fazer alguma coisa comece por aí, separe esse material e encaminhe para a escola, se não quiser ir até a escola telefone para lá que alguém vai buscar esse material em sua casa. Outra atitude simples a fazer é parar de utilizar sacolas plásticas de mercado quando vai fazer compra, pede para os embaladores colocarem as compras numa caixa de papelão, ou adquira sacolas permanentes, que você poderá utilizar em outras compras, se você vai comprar um ou dois produtos leve na mão sem a sacola plástica. Vamos preservar nosso ambiente limpo e saudável.
Célio Regianldo Calikoski

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

FILME BRASILEIRO CONCORRENDO AO OSCAR


Estamos no ano da consciência ecológica, é o Brasil está concorrendo ao Oscar de Melhor Documentário com um filme que fala sobre o lixão.

LIXO EXTRAORDINÁRIO

Sinopse

Uma análise sobre o trabalho do artista plástico Vik Muniz no Jardim Gramacho, localizado na cidade de Duque de Caxias (RJ), que é um dos maiores aterros sanitários do mundo.

OSCAR 2011


INVERNO DA ALMA
Aos 17 anos de idade, Ree Dolly (Jennifer Lawrence) embarca em uma missão para encontrar seu pai, já que ele usou a casa de sua família como forma de garantir sua liberdade condicional e desapareceu sem deixar vestígios. Confrontada com a possibilidade de perder a casa onde mora com seus irmãos pequenos e precisar voltar para a floresta de Ozark, Ree desafia os códigos e a lei do silêncio arriscando sua vida para salvar sua família. Ela desafia as mentiras, fugas e ameaças oferecidas por seus parentes e, dessa forma, começa a juntar a verdade sobre seu pai.

OSCAR 2011


MINHAS MÃES E MEU PAI

Sinopse

Dois irmãos adolescentes, Joni (Mia Wasikowaska) e Laser (Josh Hutcherson), são filhos do casal homossexual Jules (Julianne Moore) e Nic (Annette Bening), concebidos através da inseminação artificial de um doador anônimo. Contudo, ao completar a maioridade, Joni encoraja o irmão a embarcar numa aventura para encontrar o pai biológico sem que as "mães" soubessem. Quando Paul (Mark Ruffalo) aparece tudo muda, já que logo ela passa a fazer parte do cotidiano da família.

OSCAR 2011


bravura indômita
O pai de Mattie Ross (Hailee Steinfeld), de apenas 14 anos, foi assassinado a sangue frio por Tom Shaney (Josh Brolin). Em busca de vingança, ela resolve contratar um xerife beberrão, Reuben J. Cogburn (Jeff Bridges), para ir atrás dele. Inicialmente ele recusa a oferta, mas como precisa de dinheiro acaba aceitando. Mattie exige ir junto com Reuben, o que não lhe agrada. Para capturar Shaney eles precisam entrar em território indígena e encontrá-lo antes de La Boeuf (Matt Damon), um policial do Texas que está à sua procura devido ao assassinato de outro homem.

OSCAR 2011

Filmes do Oscar 2011.

Sinopse

Em um mundo onde é possível entrar na mente humana, Cobb (Leonardo DiCaprio) está entre os melhores na arte de roubar segredos valiosos do inconsciente, durante o estado de sono. Além disto ele é um fugitivo, pois está impedido de retornar aos Estados Unidos devido à morte de Mal (Marion Cotillard). Desesperado para rever seus filhos, Cobb aceita a ousada missão proposta por Saito (Ken Watanabe), um empresário japonês: entrar na mente de Richard Fischer (Cillian Murphy), o herdeiro de um império econômico, e plantar a ideia de desmembrá-lo. Para realizar este feito ele conta com a ajuda do parceiro Arthur (Joseph Gordon-Levitt), a inexperiente arquiteta de sonhos Ariadne (Ellen Page) e Eames (Tom Hardy), que consegue se disfarçar de forma precisa no mundo dos sonhos.

OSCAR 2011


FILMES DO OSCAR 2011

Sinopse

1993. Dicky Ecklund (Christian Bale) teve seu auge ao enfrentar o campeão mundial Sugar Ray Leonard em uma luta de boxe, colocando a pequena cidade de Lowell no mapa. Até hoje ele vive desta fama, apesar de ter desperdiçado a carreira devido às drogas. Micky Ward (Mark Wahlberg), seu irmão, tenta agora a sorte no mundo do boxe, sendo treinado por Dicky e empresariado por Alice (Melissa Leo), sua mãe. Só que a família sempre o coloca em segundo plano em relação a Dicky, o que impede que Micky consiga ascender no esporte. A situação muda quando ele passa a namorar Charlene Fleming (Amy Adams), que o incentiva a deixar a influência familiar e tratar a carreira de forma mais profissional.









Woody, Buzz, e o resto de seus amigos, são despejados para uma creche depois que seu dono, Andy, vai para a faculdade. Embora estando animados no começo pelo novo ambiente, e os brinquedos aparentemente amigáveis que também vivem no centro, não demora muito para se tornarem determinados a voltar para casa, uma decisão partilhada por Andy, que começa a perceber que seus brinquedos sempre tiveram um lugar no seu coração.

OSCAR 2011


CONTINUAÇÃO DOS FILMES CONCORRENTES AO OSCAR.

Sinopse

Beth MacIntyre (Winona Ryder), a primeira bailarina de uma companhia, está prestes a se aposentar. O posto fica com Nina (Natalie Portman), mas ela possui sérios problemas interiores, especialmente com sua mãe (Barbara Hershey). Pressionada por Thomas Leroy (Vincent Cassel), um exigente diretor artístico, ela passa a enxergar uma concorrência desleal vindo de suas colegas, em especial Lilly (Mila Kunis).





Sinopse

Em uma noite de outono em 2003, Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg), analista de sistemas graduado em Harvard, se senta em seu computador e começa a trabalhar em uma nova ideia. Apenas seis anos e 500 milhões de amigos mais tarde, Zuckerberg se torna o mais jovem bilionário da história com o sucesso da rede social Facebook. O sucesso, no entanto, o leva a complicações em sua vida social e profissional.

OSCAR 2011


Assistam aos traillers dos filmes que concorrerão ao oscar 2011, basta clicar nas imagens.

Sinopse

(provisória) Em maio de 2003, o alpinista Aron Ralston (James Franco) fazia mais uma escalada nas montanhas de Utah, Estados Unidos, quando acabou ficando com seu braço preso em uma fenda. Sua luta pela sobrevivência durante mais de cinco dias (durou 127 horas) foi marcada por memórias e momentos de muita tensão, relatados em um livro. Baseado em fatos reais.










Sinopse

Desde os 4 anos, George (Colin Firth) é gago. Este é um sério problema para um integrante da realiza britânica, que frequentemente precisa fazer discursos. George procurou diversos médicos, mas nenhum deles trouxe resultados eficazes. Quando sua esposa, Elizabeth (Helena Bonham Carter), o leva até Lionel Logue (Geoffrey Rush), um terapeuta de fala de método pouco convencional, George está desesperançoso. Lionel se coloca de igual para igual com George e atua também como seu psicólogo, de forma a tornar-se seu amigo. Seus exercícios e métodos fazem com que George adquira autoconfiança para cumprir o maior de seus desafios: assumir a coroa, após a abdicação de seu irmão David (Guy Pearce).

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Campanha da Freternidade 2011

Os ratos e os universitários
Célio Reginaldo Calikoski
A Campanha da Freternidade nesse ano de 2011 aborda a questao ambiental e eu fico triste quando vejo que muitas pessoas, mas muitas mesmo, ainda não tem educação ambiental. Jogam o lixo no chão, principalmente plásticos, jogam lixo em terrenos no interior dos municípios, enfim não respeitam essa belíssima criação de Deus que é a natureza.
Para ilustrar isso vou contar para vocês a história de dois ratos de esgoto próxima a uma universidade do município de União da Vitória, no Paraná.
Dois ratos estavam na boca de lobo, próximo a uma universidade, onde estudam mais ou dois mil acadêmicos, todos adultos, que se dizem consciente de suas atitudes. Esse dois ratos, pai e filho, conversavam entre si:
- Pai, para que serve esse prédio enorme que fica em cima de nossa casa? - pergunta o filho.
- Serve para os humanos aprenderem muitas coisas, como: curar pessoas e animais, a destruir o meio ambiente, como plantar para produzir mais comida e outras coisas. - responde o pai.
- Mas, pai, o senhor falou meio ambiente, o que e isso?
- Meu filho, meio ambiente é todo o lugar onde vivemos, tantos nós animais irracionais , como o humano, que é animal racional.
- Racional? Como racional? - indaga o filho.
- Racional porque eles pensam, e pensando eles sempre estão achando soluções para os problemas.
- Pai, o senhor disse que esles aprendem a destruir o meio ambiente, mas não é para preservar?
- Filho, eu não entendo muito bem essa parte, porque é para eles aprenderem a preservar, mas olhando aqui nessa universidade, eles aprendem a destruir, pois veja esse universitários, em vez de estarem aprendendo, estão saboreando, como eles dizem, uma loira gelada. Eles tomam todo aquele líquido amarelo, que parece um xixi, e depois jogam o copo na rua sujando o meio ambiente, principalmente aquele rio que está ali do lado.
- E pai, parece que eles não são racionais. Racionais somos nós que comemos a sujeira que eles produzem para preservar o meio ambiente.
- Pois é filho, eles são assim, sujam, destroem,e depois se dizem racionais porque ficam pensando numa solução para toda essa sujeira. Mas vai chegar um dia, filho que não vai ter mais solução , e todos nos morreremos por causa da grande quantidade de lixo, que eles produzem.
O filho ficou pensando nas palavras de seu pai, mas não chegou a nenhuma conclusão. Então o pai disse:
- Pare de pensar filho, se não você vai ficar racional e vai virar humano, vamos embora que está vindo uma nova leva de humanos "racionais" para continuarem a destruicão do nosso meio ambiente.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Campanha da Fraternidade 2011


A SOCIEDADE E O MEIO AMBIENTE


A situação do meio ambiente é motivo de preocupação para todos os setores da sociedade, principalmente por causa das tragédias causadas pelas mudanças climáticas, como enchentes, deslizamentos de terra, alagamento, etc., que tem matado muitas pessoas.

A sociedade está cada vez mais se mobilizando para diminuir o processo de mudanças climáticas. E, com isso, aparece cada vez mais organizações sociais voltadas para as questões ambientais.

Mas, mesmo com o aparecimento dessas organizações, o descuido com o meio ambiente ainda é grande. “Nem todos possuem educação ambiental que desperte uma consciência ecológica que seja suficiente para gerar responsabilidade ambiental”(CNBB, in ABC da Fraternidade, p. 9).

Temos outro problema social que é o consumismo que traz poluição, crise energética e outros problemas e não estamos sabendo como lidar com isso, prejudicando mais ainda o meio ambiente: “o consumismo faz com que seja necessário cada vez mais produtos no mercado, trazendo poluição, crise energética, escassez de matéria-prima e aumento da quantidade de lixo” (CNBB in ABC da Fraternidade. p. 9).

A situação do lixo é gravíssima no Brasil, vemos muitas catástrofes ambientes recentemente causada pelo destino errado de toneladas de lixo produzido diariamente no Brasil. Enquanto muitos países têm regras rígidas em relação à pessoa jogar lixo no chão, nos rios, nos terrenos baldios, no Brasil não existe nada relacionado, ou se existe, não é cumprido.

Leia nos itens abaixo a situação relacionada ao meio ambiente no Brasil:

  • No Brasil, apenas 8% dos municípios brasileiros têm coleta seletiva de lixo. No Brasil tem 5565 municípios.

  • A reciclagem no Brasil historicamente tem sido sustentada pelos catadores de rua informais. Estima-se que existam mais de 200 mil catadores de rua e mais de 40 mil pessoas vivendo diretamente da coleta de lixo em lixões.

  • A Mata Atlântica brasileira, no passado, foi o segundo bosque mais extenso da América do Sul e do qual se conservam aproximadamente 10% numa área fragmentada em parcelas diminutas (80% dos remanescentes têm uma extensão inferior a 0,5 quilômetro quadrado).

A MÚSICA E O MEIO AMBIENTE

Muitos compositores brasileiros já fizeram homenagens ao meio ambiente em suas composições, como a canção PLANETA ÁGUA de Guilherme Arantes, que fala sobre a água no Planeta Terra de uma forma poética, mostrando as diversas formas de utilização da água pelo ser humano. A canção também nos faz refletir sobre a importância de utilizarmos com consciência a água.

PLANETA ÁGUA

Água que nasce na fonte serena do mundo

E que abre o profundo grotão

Água que faz inocente riacho e deságua

Na corrente do ribeirão.

Águas escuras dos rios

Que levam a fertilidade ao sertão

Águas que banham aldeias

E matam a sede da população

Águas que caem das pedras

No véu das cascatas ronco de trovão

E depois dormem tranquilas

No leito dos lagos, no leito dos lagos

Água dos igarapés onde Iara mãe d'água

É misteriosa canção

Água que o sol evapora

Pro céu vai embora

Virar nuvens de algodão

Gotas de água da chuva

Alegre arco-íris sobre a plantação

Gotas de água da chuva

Tão tristes sõa lágrimas na inundação

Águas que movem moinhos

São as mesmas águas

Que encharcam o chão

E sempre voltam humildes

Pro fundo da terra, pro fundo da terra

Terra planeta água... terra planeta água.